A abertura da exposição “Solo Provisório” da artista caxiense Gabriela Stragliotto, acontece no dia 04 de maio, às 19h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim em Caxias do Sul. A mostra permanece em cartaz até 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
“Solo Provisório” tem como tema a relação do indivíduo com o tempo perante o contemporâneo – um anseio por espaços vastos e calmos diante de um mundo volátil e sem parada. “O presente nos falta. Demorar-se é um privilégio e uma rebeldia. Partindo dessa premissa, comecei a fotografar pessoas na cidade e transportá-las, por meio da pintura, para esses outros ambientes, deslocados do real. Pessoas desconhecidas e silenciosas com as quais também divido espaço e tempo. Uma vulnerabilidade comum a todos os corpos, que me inquieta e emociona,” destaca a artista Gabriela Stragliotto.
Em seus trabalhos, a artista reflete sobre a experiência humana no mundo atual, principalmente em relação às novas percepções de tempo-espaço. As suas obras apresentam cenários abstratos e figuras anônimas extraídas de seus ambientes originais.
Gabriela é natural de Galópolis, Caxias do Sul, cresceu entre a região Sul e o interior do Mato Grosso, formou-se profissionalmente em Porto Alegre e recentemente se mudou para São Paulo. É graduada em Comunicação Social pela ESPM Sul e tem formação livre em Artes Visuais, com passagem pela Central Saint Martins, Universidade de Artes de Londres, pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo e por diversos grupos de pintura e acompanhamento de artistas. Atualmente se especializa em Arte e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio).