A Diretoria de Museus e Memória de Caxias do Sul apresenta a exposição “As Cores do Axé”, que abre no dia 06 de maio, às 14h, no Museu Municipal. A mostra, que integra a 21ª Semana Nacional dos Museus em Caxias do Sul, tem curadoria de Pedro Rosa, e é promovida pelo Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (CONSUSG).
A exposição apresenta a relação do elemento material “cor” com a produção de sentido na cosmologia umbandista. Conforme a antropologia, para compreender a cultura, deve-se observar como as ações e comunicações produzem sentido nos diversos grupos sociais. Toda semiótica religiosa, que passa também pela arte sacra, traz uma imbricada e metodológica rede de significados. A umbanda, religião originada em território brasileiro, estabelece conexões entre o mundo ecológico, o material e o espiritual.
“Uma exposição como “As Cores do Axé”, acolhida e abraçada pelo Museu Municipal de Caxias do Sul traz uma educação civilizatória da verdadeira compreensão de cultura como geração de significados entre os diversos grupos culturais que abarcam o seu regime de sociabilidade. Mais do que falar sobre fé, esta exposição vai implicar falar sobre a produção de uma cultura religiosa numa cidade que, curiosamente, tem mais terreiros de umbanda do que a Bahia tem em Candomblé. Fica a reflexão de como Caxias do Sul, um centro metalmecânico consegue explorar através da sua vastidão uma potência cultural religiosa que tem na umbanda um dos seus braços fortes dentro da cultura da cidade,” destaca Pedro Rosa, curador da mostra.