Farroupilha se encaminha para ser oficialmente a Capital Nacional do Moscatel. Nesta terça-feira (27), foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal o Projeto de Lei da Câmara 83/2018 que confere o titulo ao município. A proposta segue agora para análise em Plenário.
O projeto é de autoria do deputado Henrique Fontana (PT-RS). Depois de longa tramitação na Câmara, a proposta que foi protocolada em maio de 2013, passou pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça do Legislativo Federal, tendo pareceres favoráveis aprovados em maio desse ano.
No seu parecer, o senador Paulo Paim (PT-RS), relator do processo, lembrou que Farroupilha obteve da Embrapa a indicação geográfica de procedência (IP) para os vinhos finos moscatéis: moscatel espumante, vinho fino tranquilo branco moscatel, frisante moscatel, licoroso moscatel, mistela e brandy de moscatel. A variedade da uva conhecida por “Moscato Branco”, citou ainda, é tradicional da região desde os anos 1930 e não encontrada em outros países.
“A concessão do título de Capital Nacional do Moscatel, além de contribuir para a promoção dessa importante atividade econômica exercida com destaque pelo município, representará, para os agricultores e para a população local, o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho”, defendeu.
Recentemente, Farroupilha conquistou o selo de Indicação de Procedência para os seus produtos do setor e vem se destacando na produção de uvas moscato e de espumantes moscatel.
Fonte: Leouve / Foto: Divulgação