O espetáculo teatral “Instinto”, do coletivo de artistas Projeto Gompa, fará sua estreia para o público no 17º Festival Palco Giratório Sesc, que acontece em Porto Alegre entre os dias 12 e 28 de maio. No ano passado, a montagem do grupo gaúcho ficou entre as cinco – dentre as mais de 50 inscritas, de várias partes do mundo – que venceram o prêmio Ibsen Scope Grant, reconhecimento norueguês para montagens inspiradas em textos do dramaturgo Henrik Ibsen. A obra conta com direção de Camila Bauer, tendo no elenco Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz.
“Instinto” adapta fragmentos de dois trabalhos de Ibsen – “Quando Despertarmos de Entre os Mortos” e “Brand” – junto a trechos de recentes discursos de líderes da política brasileira. Com humor e sarcasmo, o texto pretende questionar os limites entre a apatia e o fanatismo, abordando vitórias e falhas da humanidade e o papel do líder frente à sociedade, dentre outros temas. “Nós trazemos alguns elementos de narração, de dança, de vídeo e de música para contar essa história”, adianta a diretora Camila Bauer. Na Capital gaúcha, o espetáculo será apresentado em duas sessões, dias 18 e 19 de maio, no Teatro CHC Santa Casa. A coordenadora do Ibsen Scope, Hilde Guri, estará na plateia durante a estreia.
O lançamento do 17º Festival Palco Giratório Sesc acontece no dia 27 de Abril, às 19h na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. Celebrado evento de artes cênicas, o Festival chega a sua 17ª edição em 2023 com uma vasta programação composta por 37 grupos, com artistas renomados no Brasil e no mundo, em um total de 50 apresentações em diferentes espaços.
Trabalhos desenvolvidos e realizados no Rio Grande do Sul, como “Instinto”, terão destaque especial na programação. Há representantes de Canoas, Caxias do Sul, Morro Reuter, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com espetáculos como “Pai-de-Deus”, do núcleo de teatro do Tholl, e “A última invenção”, do grupo De Pernas pro Ar.
Os espetáculos gaúchos selecionados
– Ususpiro (Jackson Brum / Porto Alegre)
– Instinto (Projeto Gompa / Porto Alegre)
– Corpo casulo (Intransitivo / Porto Alegre)
– Pai-de-Deus (Grupo Tholl – Núcleo de Teatro / Pelotas)
– Novos velhos corpos 50+ (Coletivo 50+ / Porto Alegre)
– Lunares (Circo de Aéreos Joanas d’Ar / Caxias do Sul)
– Esporas (Gustavo da Silva e Helder Machado / Santa Maria)
– A última invenção (Grupo De Pernas pro Ar / Canoas)
– Prédios espelhados matam passarinhos (Grupojogo de Experimentação Cênica / Porto Alegre)
– Tocar a terra (Raquel Kubeo / Porto Alegre)
– Junho: uma aventura imaginária (Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica/ Porto Alegre)
– Habite-me – teatro de máscaras, dança e bonecos (Cia 4 produções / Morro Reuter)