A Semana do Teatro Caxiense – Dionísio na Serra, vai marcar a retomada de espetáculos e apresentações culturais de diversos grupos de teatro da Serra Gaúcha, após um longo período de restrições devido à pandemia. A atividade inicial da programação será um cortejo junto à Feira Turística e Cultural, no dia 19 de março, às 15h, nos pavilhões da Festa da Uva.

Os atores e atrizes que integram os espetáculos da agenda irão percorrer as bancas da Feira cantando e dançando como uma legítima forma de comemoração dos obstáculos superados pelos agentes artísticos ao longo dos últimos anos. A finalidade é, além de levar alegria e arte, também convidar a comunidade para comparecer nas apresentações da Semana do Teatro Caxiense.

“O cortejo remete à época romântica de quando o circo chegava na cidade e as pessoas convidavam o público a se integrar nas brincadeiras e atividades lúdicas realizadas nos espaços públicos. Essa interlocução da arte com a sociedade a qual ela pertence é um elemento essencial para que as pessoas se sintam representadas pela linguagem teatral”, ressalta o coordenador da Associação Caxiense de Teatro (ACAT), Jorge Valmini.

Não é por acaso que o evento acontece nessa data, o intuito é celebrar o equinócio do outono, no dia 20; a Poesia e o Teatro de Bonecos, no 21; e também, o Dia Internacional do Teatro e do Circo, comemorado em 27 de março.

O deus grego, Dionísio foi escolhido para representar a Semana do Teatro Caxiense porque reflete o espírito que se busca alcançar a partir da união da classe artística de Caxias do Sul e região. Haverá espetáculos infantis gratuitos e apresentações teatrais com ingressos no valor de R$10,00, e a meia-entrada R $5,00, que podem ser adquiridos na Casa da Cultura.

O evento é uma realização em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal da Cultura – Unidade de Teatro e Circo. Conta com o apoio cultural do Instituto de Leitura Quindim e do Espaço Cultural Tem Gente Teatrando.

No dia 15 de março, acontece a 2ª edição do evento itinerante ACAT Visita, às 19h, na sede da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB). A reunião dos integrantes de grupos teatrais do município visa ajustar os últimos detalhes da programação e discutir as principais demandas para o setor artístico para 2023.

Programação

Dia 19 de março, domingo
15h: Cortejo de artistas
Onde: Feira Turística e Cultural nos pavilhões da Festa da Uva

20h: Silêncio de Sandro Martins
Onde: Tem Gente Teatrando

Dia 20 de março, segunda-feira – 20h
Início do outono dia do Contador de história
O que: Zé Henrique “Encontro de Histórias”
Onde: Instituto de Leitura Quindim

Dia 21 de março, terça-feira – 15h e 20h
Dia mundial do teatro de bonecos e dia da poesia
O que: Molhados na Chuva “Temas Livre”
Onde: Teatro Pedro Parenti

Dia 22 de março, quarta-feira – 15 e 20h
O que: Garagem de Teatro “O lixo do rei” “A prisão e o Homem”
Onde: Teatro Pedro Parenti

23 de março, quinta-feira – 15h e 20h
O que: Teatro Experimental Revolucionário “O Livro em cena 2 corações 4 segredos” e “O Teatro dos Felinos”
Onde: Teatro Pedro Parenti

Dia 24 de março, sexta-feira – 20h
O que: Eduardo Matias “O Mãozinha”
Onde: Instituto de Leitura Quindim

Dia 25 de março, sábado – 20h
O que: As Expressadas “A coisinha”
Onde: Teatro Pedro Parenti

Dia 26 de março, domingo – 17h
O que: Integração dos Artistas – Baile de Máscaras
Onde: Cachacênica Tem Gente Teatrando – TGT.
Dj Vini Rocha