Imagem: Divulgação/Crédito Alexandra Baldisserotto

Ao longo de toda a última sexta-feira (24), doze jurados avaliaram as 76 amostras inscritas no 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais em Caxias do Sul, promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) em parceria com o Escritório Regional da Emater/RS – Ascar.

O local do julgamento foi o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), em Fazenda Souza, antiga Fepagro. Os vencedores serão conhecidos na próxima sexta-feira, dia 03 de março, às 15h, no encerramento do Seminário Regional “Valorização dos queijos artesanais e das agroindústrias familiares em Caxias do Sul”, que será realizado no Bolicho dos Piardi, nos Pavilhões da Festa da Uva. As atividades integram a programação da Festa das Colheitas.

Toda a avaliação dos queijos inscritos foi realizada de forma on line, por meio de formulários elaborados pela Emater, e acessados por QR Code. De acordo com os organizadores, a avaliação geral dos jurados com relação à qualidade dos queijos foi positiva. “No nosso dia-a-dia de trabalho, comprovamos o potencial do que é produzido nas agroindústrias da região. O desafio é incentivar a criação de novos estabelecimentos e o retorno à atividade daqueles que se afastaram mas desejam voltar a produzir laticínios de qualidade”, observa o diretor técnico de gestão da SMAPA, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.

O 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais em Caxias do Sul recebeu inscrições de 31 agroindústrias localizadas em 18 municípios da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra (veja abaixo), nas categorias Queijo Colonial, Queijo Serrano e Autorais (queijo coalho ou parmesão, por exemplo). De acordo com os técnicos, as 76 amostras recolhidas para avaliação configuraram cerca de 150 quilos de queijo.

Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus Ouro, Prata e Bronze. O melhor queijo entre os “Ouros” ganhará o Troféu Super Ouro. O Concurso conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

Jurados:

  • Andréia Meira – coordenadora do Projeto Queijo Artesanal Serrano em Santa Catarina e extensionista do órgão catarinense de Extensão Rural (Epagri/SC).
  • Orlando Júnior Kramer Velho – Coordenador Regional do Projeto Queijo Artesanal Serrano do Rio Grande do Sul e extensionista rural da Emater.
  • Rosângela Maria Zimmer – Instrutora do Curso de Laticínios do Centro de Formação de Agricultores (CEFAS) e extensionista rural da Emater.
  • Danilo Gomes – Médico veterinário fiscal agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura e inspetor veterinário em Nova Petrópolis.
  • Luana Machado – Gerente adjunta técnica da Emater, nutricionista e extensionista social.
  • Márcio Luiz Miranda Dalben – engenheiro agrônomo da Emater/ setor de Agroindústrias.
  • Juliana Acauan Giuriolo Pinto – extensionista social da Emater em Muitos Capões.
  • Neusa Barbosa Castro – especialista convidada Emater.
  • Carlos Bertolazzi – chef e apresentador.
  • William Williges – chef.
  • Patrícia Rosa de Souza – docente da FSG.
  • Telma Tatiana Köene – técnica da equipe do órgão catarinense de Extensão Rural (Epagri/SC).

Municípios participantes:

Caxias do Sul, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Canela, Carlos Barbosa, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Gramado, Guaporé, Jaquirana, Nova Bassano, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.