Imagem: Marco Mengoni vence Festival de Sanremo

O cantor italiano Marco Mengoni foi o grande vencedor da 73ª edição do Festival de Sanremo durante a madrugada de domingo (12), com a música “Due Vite”.

O artista derrotou os outros finalistas Lazza, que ficou em segundo lugar, Mr.Rain (3°), Ultimo (4°) e Tananai (5°) e se consagrou campeão do principal concurso musical da Itália 10 anos depois de seu primeiro triunfo no Teatro Ariston. O cantor vai representar o país no Festival da Eurovision, que se realiza em maio, na cidade de Liverpool (Inglaterra).

Em seu discurso, Mengoni dedicou sua vitória a todas as artistas mulheres que participaram do festival. “Chegamos à final em cinco jovens e por isso acho justo dedicar às artistas que trouxeram peças maravilhosas para esta etapa”, completou ele com o prêmio na mão e com lágrimas nos olhos.

Mengoni alcançou a fama em 2009, ao vencer a terceira temporada da versão italiana do show de talentos X Factor. Em fevereiro de 2013, foi proclamado vencedor da 63ª edição do Festival de Sanremo com a canção “L’essenziale” e representou a Itália no Festival Eurovision, onde terminou em 7º lugar, melhorando a posição anterior do país.

A última noite de Sanremo também ficou marcada pela homenagem feita pelo cantor e ator Gianni Morandi a Lucio Dalla – falecido compositor de “Caruso”, canção dedicada ao tenor da ópera italiana Enrico Caruso -, cujo 80º aniversário seria em 2023.

Com o violão, Morandi cantou “Piazza Grande” da plateia. Em seguida, subiu ao palco e interpretou “Futura” e “Caruso”, grandes sucessos do cantor e compositor bolonhês. Morandi foi ovacionado pelo público, que ficou em pé para uma longa salva de palmas.

Além disso, a digital influencer Chiara Ferragni voltou ao palco do Ariston para participar da última noite. Para sua aparição, ela escolheu um vestido azul com o corpete dourado moldado ao corpo.

“Foi muito relaxante acompanhar o festival de casa, de máscara, pijama e sofá, mas curti tanto a terça-feira que não vejo a hora de voltar”, disse ela com um sorriso, enquanto o emocionado marido Fedez a aplaudia na primeira fila, depois de desencadear um tumulto político após sua apresentação na segunda noite e ser beijado pelo também rapper Rosa Chemical.

Com sua roupa, Ferragni quis mostrar a força da mulher e, sem frases, mandou um recado sobre a liberdade de manejar o corpo como cada um quiser, enterrando estereótipos e espalhando a seguinte mensagem: “não se sinta culpado e liberte seu corpo”.

Audiência
A noite final de Sanremo foi acompanhada na Rai1 por uma média de 12,2 milhões de espectadores, o equivalente a 66% de share. A média varia entre 21h25 (horário local) a 1h59 da manhã e é a mais alta desde 1997, quando o festival, organizado por Mike Bongiorno com Piero Chiambretti e Valeria Marini e vencido por Jalisse, marcou 68,29%.

A primeira parte da última noite do concurso (das 21h25 às 23h54) foi seguida por 14,4 milhões de pessoas, o que corresponde a 62,7% de share; Já a segunda (das 23h58 às 1h59) bateu 9,4 milhões, 73,7%.

No ano passado, a última noite do festival teve uma média de 13.205.000 espectadores, o equivalente a 65% de share. A primeira parte reuniu 15,6 milhões de espectadores, com 62,1% de share, enquanto a segunda atingiu 10,1 milhões, 72,1%.