Um vídeo mostrando uma super lua viralizou nas redes sociais ainda em 2021, mas continua dando muitas visualizações no Tik Tok. Porém, as imagens são falsas. De qualquer forma, a brincadeira de um usuário da rede social já superou as 20 milhões de visualizações. O texto explicativo, junto às imagens, trazem o seguinte:
“Este vídeo foi filmado dentro do circulo polar ártico, logo entre a fronteira Canadá-Alaska-Rússia. Dura apenas alguns segundos, mas a vista espetacular é admirável. Esse fenômeno só pode ser observado uma vez por ano, durante 36 segundos. A lua aparece em toda sua glória, depois desaparece novamente. Ela está tão perto que parece que vai bater no chão. Imediatamente depois, há um eclipse solar total de cinco segundos durante o qual, tudo fica preto. Esse fenômeno só ocorre no perigeu (ponto onde a lua está mais próxima da terra), e é aqui onde a tremenda velocidade pode ser vista!”
Apesar de inusitadas, as imagens não capturaram um fenômeno real. O caso foi desvendado por um usuário do Twitter, que encontrou a verdadeira fonte do vídeo. Trata-se de um trabalho de animação gráfica publicado no perfil do TikTok alekset__nz antes mesmo de a superlua e Lua de Sangue terem ocorrido, em 2021.
Para o astrônomo Julio Lobo, do Observatório de Campinas, é fácil comprovar que o vídeo é fake. Segundo ele, são vários os indícios, como o movimento rápido e reto da Lua e o seu tamanho e a rapidez do falso eclipse solar. “Deu até para ver o lado oculto da Lua”, destacou o astrônomo. Outra prova de que o vídeo não é verdadeiro, segundo Lobo, são os efeitos que uma aproximação como esta causaria. “Isso afetaria as marés e até mesmo o funcionamento de satélites em volta da Terra. Um caos total”, explica.