O Programa Turismo Futuro Brasil tem como objetivo selecionar 10 destinos turísticos situados no território brasileiro, que serão contemplados com a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação de suas estratégias de Destino Turístico Inteligente (DTI). O principal critério que permite a participação dos municípios no edital é pertencer ao Mapa do Turismo Brasileiro 2022.
Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Gramado foram os municípios gaúchos selecionados para a segunda fase. Bagé, Encantado, Estrela Velha, Garibaldi, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Panambi, Pelotas, São Leopoldo, Torres, Três Coroas e Veranópolis também participaram do programa na primeira fase. Da Região Sul, no Paraná, Curitiba, Pato Branco e Rio Negro foram selecionados. Em Santa Catarina, Tubarão, Indaial e Bombinhas.
De dezembro de 2022 a janeiro de 2023, os municípios selecionados se preparam para a última fase classificatória. Os critérios avaliativos estão ligados à análise da proposta de candidatura do destino, feita por meio de respostas a questionamentos específicos e análise da maturidade da gestão e governança turística em aspectos relevantes para os DTI’s.
A divulgação dos 10 destinos turísticos selecionados nesta fase vai ocorrer na primeira quinzena de março de 2023.