Com o objetivo de promover no âmbito educacional uma reflexão sobre a Violência contra a Mulher, criando um espaço, um diálogo, com professores e alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre o tema, a Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi de Bento Gonçalves lançaram a segunda edição do Concurso de Redação junto às escolas do município.

Na última edição, a inciativa gerou vários trabalhos com mostra e premiação de redações na Fundação Casa das Artes. Para esta segunda edição do concurso, o tema é “Estratégias para quebrar o ciclo de Violência Doméstica”.

Conforme o regulamento evidencia-se, na atualidade, um alto número de mulheres vítimas de violência doméstica que não conseguem sair do ciclo da violência por medo, vergonha ou dependência (emocional ou financeira). Considera-se também o número significativo de mulheres que conseguem sair do ciclo através da denúncia, registro de ocorrência policial e deferimento de medidas de proteção, mas após retornam para o agressor. Em vista desse quadro, verifica-se a necessidade de trabalhar estratégias para que essas mulheres saiam do ciclo da violência e para ele não retornem, fortalecendo-se e recomeçando suas vidas.

A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Patrícia Da Rold, ressalta que podemos promover uma cultura, junto aos adolescentes, de conscientização de que a violência contra a mulher é crime. Assim, podemos ter um retorno de como essa pauta reflete no processo de crescimento dos adolescentes, buscando, sempre, a cultura da paz.

O II Concurso de Redação é válido para as escolas municipais, estaduais e particulares. Serão selecionadas três redações para cada categoria. A apresentação dos vencedores será realizada no dia 25 de novembro, às 9h, na Fundação Casa das Artes, junto à abertura da Exposição das redações produzidas e da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O regulamento pode ser acessado na página do Centro Revivi/Coordenadoria da Mulher. Mais informações através do telefone 3055.7420 ou pela WhatsApp (54) 9.9132.8148.