O Museu do Imigrante de Bento Gonçalves sedia sua mais nova exposição: Arte do Skate. Nela, as fotos e imagens revelam o cenário no cotidiano desse esporte na região, retratadas pelo fotógrafo Bruno Marconi.
Quando ganhou um skate, Marconi nunca mais largou. Ele pratica desde pequeno e sempre esteve envolvido nos campeonatos, eventos e tudo mais da área. E a cinco anos tem experienciado a fotografia.
“A ideia foi demonstrar que há muita arte andando com o cenário do skate, e mostrar também como atletas da região também podem ser representados por essas imagens que inspiram novos olhares a essa cena”, ressalta Bruno.
Ainda, a mostra traz um sentimento vibrante de como esse esporte integra o cotidiano de Bento Gonçalves. Ele destaca seu sentimento em relação à mostra.
“Ela parte um sentimento de igualdade, de que todos podemos fazer parte de algo artístico, que todos podemos por significado no que fazemos. Além de atletas daqui, são amigos que andam junto a tempo e mostrar como o skate pode estar em qualquer lugar”.
Conforme o organizador, William Sarate Ballestrin, “sempre existiram muitos atletas que ajudaram a construir a comunidade skatista. A mostra tem o intuito de ressaltar o quão presente estamos na sociedade hoje em dia e o quanto a arte anda lado a lado com o skate. Assim, foram criadas imagens de skatistas da região que estão sempre ajudando e fortalecendo os movimentos culturais, relacionado a esse esporte”.
A museóloga Deise Formolo ressalta que “a exposição traz aspectos da construção de uma memória visual de Bento Gonçalves através dos registros do cotidiano e da cultura do skate, como uma forma de ocupação de espaços e formação de vínculos com a sociedade”.
O projeto é criado em parceria entre Otherside Fotografia, Bahrulho Street Place e Nest Panos.
Serviço
O que: Arte do Skate, parceria entre Otherside Fotografia, Bahrulho Street Place e Nest Panos
Período de visitação: de 18 de outubro até 16 de novembro
Horário: de terça a sexta-feira das 08h às 17h – sem fechar ao meio-dia, e sábados, das 08h às 12h e das 13h às 17h
Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita