Imagem: Divulgação

Atravessar as fronteiras nacionais para pedalar no GFNY Bento Gonçalves será uma aventura para diversos ciclistas no mês de outubro. A etapa brasileira da principal maratona de ciclismo amador do mundo, prevista para o dia 16 de outubro, promete movimentar os apaixonados pela modalidade em direção à Serra Gaúcha. A mais recente confirmação de presença na prova é a da equipe uruguaia ‘Viento a Favor’, que estreará em pedais de estrada na região.

O grupo, formado por mais de 20 ciclistas (além de seus acompanhantes), virá de cidades como Montevideo, Maldonado, Lavalleja e Colonia. No país vizinho, a preparação para o GFNY já está no planejamento da equipe há alguns meses. “A preparação é realizada com foco em encarar a altimetria existente na região que vamos pedalar. Buscamos, aqui no Uruguai, trajetos semelhantes para nos adaptarmos”, conta Marcelo Lanz, um dos líderes do time. A maioria dos ciclistas percorrerá o percurso longo, de 143 km e altimetria de 2.963 metros.

O ineditismo da prova em solo gaúcho e a proximidade com o Rio Grande do Sul são motivos extras para que o grupo venha ao Brasil. “Não conheço o percurso de Bento Gonçalves, apenas busquei informações. Por isso, as expectativas são as melhores possíveis. Nossa ideia é aproveitar bastante a viagem e todo o percurso”, antecipa.

Para alcançar o objetivo, a equipe viajará de ônibus na sexta-feira (dia 14) e se hospedará em Garibaldi – cidade vizinha à Bento Gonçalves que também fará parte do trajeto. No sábado, a ideia é fazer a retirada dos kits para os atletas, realizar exercícios de ativação e uma curta caminhada – além de conferir a Expo Global Sports – GFNY Bento, feira que ocorre entre os dias 14 e 16 e promete reunir atrações do universo ciclístico e esportivo no Parque de Eventos do município, onde ocorre a largada e a chegada da etapa. O retorno ao Uruguai está previsto para o dia posterior à prova.

Com experiências em GFNYs na Argentina, no Chile e no próprio Uruguai (onde foi embaixador da prova), Lanz pedala cerca de 20 horas semanais e já participou, em duas oportunidades, do Threerace Bike Ultramarathon, em São Francisco de Paula, também na Serra. Porém, essa será a primeira vez do ciclista de 47 anos em uma prova de estrada na região – experiência que já espera reeditar com seu grupo futuramente. “Temos e queremos gerar laços para viajar com nossa equipe ao Brasil mais vezes, e até mesmo para outros países. Uma oportunidade possibilitada pelo GFNY”, relata.

Saiba mais sobre o GFNY Bento Gonçalves
A etapa nacional do GranFondo New York terá largada a partir das 7h do dia 16 de outubro. O ambiente criado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves será semelhante às competições ciclísticas mais importantes e tradicionais do mundo – afinal, a ideia é propor justamente essa atmosfera aos participantes (sejam amadores ou profissionais). Haverá duas opções de trajetos: no longo, de 143 km, a altimetria será de 2.963 metros. Na versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km, o ganho de elevação chegará a cerca de 1.500 metros. Serão seis municípios contemplados pelas rotas: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha.

Todos os competidores largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com o suporte da prova. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site https://bento.gfny.com/