Os últimos três dias da 24ª Festa Nacional do Kiwi – Fenakiwi e 2ª Expo Farroupilha registraram o acesso de cerca de 30 mil pessoas ao Parque Cinquentenário, em Farroupilha (RS). Somados aos outros dois finais de semana, a festa contabilizou um público de mais de 80 mil pessoas.
Com o tema “Resgatando a história, cultivando o futuro”, o evento cumpriu o objetivo de ser a retomada da Fenakiwi como a maior festa de Farroupilha, com realização bianual; a retomada após a pandemia, pois a edição de 2020 precisou ser suspensa; e a retomada da cultura do kiwi.
Para o presidente da festa, Gervásio Silvestrin, foi uma satisfação realizar esta edição. O público compareceu e demonstrou que o município quer a festa. Foi uma oportunidade para fechar bons negócios, valorizar a cultura e a tradição da nossa gente e destacar o cultivo do kiwi. Para o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, a Fenakiwi 2022 superou todas as expectativas. Foi um sucesso absoluto de público, nas opções gastronômicas e de varejo, e ainda mais nas atrações culturais e musicais. Encerramos essa edição com a certeza de que agradamos os visitantes e certos de que esta edição entrará para a história. A rainha Laura Bet resumiu o sentimento da corte dizendo que foi uma festa linda, cheia de significados, tradição e cultura.
A feira multissetorial ofereceu espaço para as agroindústrias, gastronomia, negócios, compras, cultura, turismo e shows. Dentre os expositores, muitos alcançaram a meta de vendas, como é o caso da Chimas da Nina, uma empresa familiar de Picada Café (RS), que comercializa cuias de madeira e kits para o chimarrão e que participou pela primeira vez da Fenakiwi. “Mesmo sem termos parâmetros com outra edição, ultrapassamos a meta estabelecida. Tivemos que abastecer três vezes nosso estande”, comemora Eduardo Weimer. No estande da Planeta Água, os vendedores também ficaram satisfeitos pelas vendas de materiais de limpeza e purificadores de água e elogiaram a organização e limpeza da feira. Na Ferragens De Biasi, que comercializou fogões à lenha, lareiras e calefatores, o caixa ainda não havia sido fechado, mas foram muitos pedidos anotados, além disso, a Fenakiwi serviu para a divulgação da marca de Farroupilha.
O pavilhão das agroindústrias atraiu a atenção dos visitantes que puderam degustar sete toneladas de kiwi, adquirir e provar produtos feitos da fruta, além dos pães e grostolis, do Clube de Mães As Milanesas e se divertir com o tradicional filó.
A gestão/organização e produção cultural foi da AM9 Produções Gestão de Eventos, que inovou proporcionando a experiência do bar suspenso por um guindaste a uma altura de 40 metros, com open bar. O acesso aos pavilhões ganhou cobertura e foram feitas melhorias no pavilhão da pista de shows.
A programação cultural contemplou atrações para toda a família, com espetáculos de teatro, apresentações artísticas e shows variados estilos musicais, incluindo artistas nacionais. O show de Marcos e Belutti, no último sábado, reuniu um público de três mil pessoas. Teve fã pedindo a namorada em noivado no camarim dos artistas e até uma palinha do prefeito Feltrin interpretando Elvis Presley.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet