Foto: Arquivo Pessoal Fabiano Feltrin

O Dia Mundial do Rock é celebrado nesta quarta-feira (13), no Brasil. A data lembra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do show, que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock“.

O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Rolling Stones, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, entre outros.

Mas, o bom e velho Rock and Roll tem um pouco mais de tempo. O estilo é um gênero musical surgido nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como country, blues, R&B, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

Um dos principais nomes do estilo, e que até hoje é tido como o Rei do Rock, foi Elvis Presley. Na Serra Gaúcha, o empresário e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, é um fã declarado do showman. Tanto que, há cerca de 18 anos, é cover de Elvis e se apresentou em diversas partes do Brasil e do exterior.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, Feltrin falou sobre a importância do Dia Mundial do Rock e de onde veio a inspiração para interpretar o cantor e ator.

“Para mim faz parte da minha vida desde crianças. Eu era apaixonado poelos chamados dinossauros do rock, como Black Sabath, Deep Pulple, Pink Floyd, este tipo de estilo. Eu tinha um conhecimento do Elvis da década de 50 com os filmes. Mas quando eu vi uma VHS do Elvis com uma Orquestra, eu viei fã incondicional dele“.

Hoje, Fabiano é considerado o melho cover de Elvis Presley da América Latina, com apresentações em diversos paises, e em Memphis, no Tennessee, local em que Elvis morou por 20 anos, onde hoje ainda está Graceland, casa onde o astro viveu.

Como a história do rock não pode ser contada sem mencionar Presley, a vida do astro chega aos cinemas nesta sexta-feira (14), com o filme Elvis, do diretor Baz Luhrmann.

Interpretado por Austin Butler, a história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria. Claro que o encontro de Elvis com Priscilla Presley, fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida estará no longa.

Feltrin disse que a expectativa é alta para o filme. Uma sessão especial ocorreu na última semana, em São Paulo, onde fica uma dos maiores fãs clubes de Elvis e levou centenas de pessoas aos cinemas.

Sobre o rock, ele lembrou que o estilo passou por diversos preconceitos, assim como outros estilos musicais, mas que isso foi evoluindo e que o que era apenas um tipo de música virou o chamado life style.

“Com o tempo isso foi evoluindo e lógico, cada um tem seu estilo, como os Harleiros (amantes da Harley Davidson), com suas motos, eles tem um esyilo próprio, que é de vida. Então, todos os estilos tem seus preconceitos, como o funk, nas agachidas, isso e aquilo […]. Então, isso faz parte de como cada um vê. Mas é importante que todos tenham mais percepção para que todos possam expressar sua vontade e sua liberdade, mas isso tem melhorado muito nos últimos anos”, comentou.

Vale lembrar que o dia mundial do rock, não é comemorado mundialmente e sim apenas no Brasil, este que começou a ter esse termo em meados dos anos 1990.