Poucos países contam com um folclore tão rico quanto o brasileiro. Fruto da miscigenação cultural de um país diverso e continental, essa manifestação traduzida a partir do conjunto de lendas, festas, costumes e outros elementos faz do nosso folclore um patrimônio imaterial. Pois tangenciar o intangível é a missão que o GEMP Dança traz a Bento Gonçalves por meio da arte popular que cruza o país de norte a sul, com o espetáculo “Folclore Brasileiro em Canto e Dança”. Integrante da série de shows artísticos do projeto Reconectar a Arte, o número ganha cores no palco armado na Via del Vino, neste sábado (9), numa apresentação gratuita. Em caso de chuva, a apresentação ocorrerá no hall do Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
No espetáculo, o grupo oriundo de Crissiumal, no noroeste gaúcho, exibe a originalidade das manifestações culturais espalhadas pelo país, demonstrando toda pluralidade e diversidade presente nas diversas regiões brasileiras. O palco será o espaço para explorar essa heterogeneidade através da dança, dos sapateios gaúchos aos xaxados nordestinos, passando pelo Carnaval do Rio e visitando as lendas que habitam o imaginário da Amazônia.
Criado em 2011, “Folclore Brasileiro em Canto e Dança” tem sido apreciado por todo Brasil em seus mais de 10 anos em cartaz. E também se mostra como uma oportunidade de apresentar ao mundo toda potência da arte popular brasileira. O espetáculo já foi visto em mais de 20 países, percorrendo nações na Europa, Ásia e América do Norte. O grupo foi declarado Patrimônio Cultural da cidade de Crissiumal, além de ter sido premiado em 2013 e 2015 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o título de Melhor Grupo de Show do Estado e ter realizado 10 turnês internacionais.
O Reconectar a Arte começou no último dia 2, tendo como atração o singular grupo de jovens cantores à capela do Voice In, e continua por outros três sábados de abril, trazendo ainda espetáculos de humor e teatro. O projeto Reconectar a Arte é um projeto realizado pela DWR Produções Culturais e financiado via Lei de Incentivo à Cultura Estadual (LIC) – Pró-Cultura RS.
Programe-se:
O que: Projeto Reconectar a Arte
Quando: dias 9, 23 e 30 de abril, sempre às 19h
Onde: Via del Vino, em Bento Gonçalves. Em caso de chuva, a apresentação ocorrerá no hall do Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Quanto: entrada franca
Atrações:
Dia 9 de abril: GEMP – Cia de Dança
Dia 23 de abril: Cris Pereira
Dia 30 de abril: ART Manhas Cia. Teatral
Fonte: Exata Comunicação e Eventos / Foto: Divulgação