O Acqua Lokos Parque Hotel conta com um novo banheiro para as pessoas que frequentam o parque, localizado em um ponto estratégico de acesso durante todas as temporadas. O espaço leva em consideração os cuidados contra a Covid-19, trazendo maior conforto e bem estar aos clientes, além de focar na redução do impacto ao meio ambiente.
De acordo com a arquiteta Janine Quadros Brogni, responsável pelo projeto arquitetônico e execução do banheiro, a ideia nasceu em um período atípico de pandemia, o que resultou em algumas estratégias quanto a ventilação, espaço, iluminação e fácil higienização. Com propriedades térmicas e acústicas, resulta em até 40% de economia no custo total comparado a um sistema convencional.
O banheiro, dividido em feminino e masculino, possui 10 sanitários, 6 pias, 10 chuveiros e 3 duchas em cada lado. Por possuir áreas abertas e sem paredes completamente fechadas o espaço conta com ventilação direta, auxiliando também contra a transmissão da Covid-19. A cobertura do banheiro é sem amianto e intercalada com telha translúcida, para captar maior iluminação natural.
O local foi projetado para captar a água da chuva, reaproveitada na descarga dos sanitários. O telhado, que possui uma metragem de 580m², tem caimento especial para uma maior eficiência na coleta das águas pluviais, mantendo também maior conforto térmico.
Para evitar desperdício de água, as torneiras são automáticas e os chuveiros são aquecidos a gás em uma temperatura fixa, com apenas um registro cada. Toda a área do novo banheiro possui drenagem rápida, possibilitando higienização eficaz e segura, tanto nos chuveiros quanto nos sanitários e lavatórios.
Como explica Janine, a obra utilizou madeira de procedência legal, além de material bruto, fazendo a inserção da arquitetura na natureza, com o objetivo de oferecer aos clientes do Acqua Lokos maior segurança e conforto, além de respeitar o meio ambiente.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Priscila Devens / Acqua Lokos