Finalizando o projeto que atualizou o inventário físico do município, nesta quarta-feira (19) o Museu do Imigrante vai lançar o livro “Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves”. O evento irá ocorrer de forma online, às 19h, pela página da instituição no Facebook.
De acordo com a museóloga Deise Formolo, a publicação do livro traz um mosaico de ligações de diversas etnias que compõem o município. “Para além do patrimônio edificado de Bento Gonçalves, a pesquisa e o livro são os resultados de vivências e de estudos profundos da vida que se fez em Bento Gonçalves. Nesta empreitada foi possível investigar, constatar e registar para além daquilo que já tinha sido feito em 1994”.
“Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves” configura-se em um projeto de educação patrimonial, selecionado no Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”, com financiamento de R$ 50 mil (cinquenta mil reais) pela Secretaria de Estado da Cultura e contrapartida de R$ 20 mil (vinte mil reais) da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
A equipe principal do projeto é composta por servidoras da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves: Secretaria de Cultura – Museu do Imigrante, Secretaria Municipal de Educação, representantes do curso de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul, um fotógrafo e um historiador, ambos contratados, bem como parcerias com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
O livro virtual pode ser conferido aqui.