Valorizar e evidenciar a gastronomia local é a proposta do Sálvia 2021 – Festival da Arte, Cultura e Gastronomia, cuja segunda edição ocorre neste fim de semana, na Praça das Feiras, em Caxias do Sul.

Quem passar pela área de lazer localizada no bairro São Pelegrino, nos dias 20 e 21 de novembro, poderá conferir o melhor de 19 cozinhas, vinícolas e cervejarias que compõem o menu de opções do polo gastronômico da cidade e se divertir com performances de artistas locais em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, sendo que mais de 2,8 mil metros quadrados serão cobertos. Além disso, o público poderá adquirir peças de artesanato do projeto Damas e Tramas e produtos de agroindústrias e agricultores familiares na Quitanda do Sálvia. No sábado, o horário será das 15h às 19h e no domingo, das 11h às 19h. A entrada é gratuita, e o público paga apenas a consumação de alimentos e bebidas em cada expositor. As porções custarão até R$ 40 cada. No sábado, o carro-chefe das cozinhas será “comida de boteco”.

“O Sálvia foi muito bem aceito em 2019, e estamos apostando nele como um importante atrativo turístico para Caxias do Sul. É um evento para todas as tribos e idades, de crianças a adultos. A expectativa é a melhor possível. Estamos bem otimistas”, comemora a empresária Lisete Oselame, da Interface Eventos, promotora do evento juntamente com o Sebrae RS e com apoio institucional do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho.

Há dois anos, o Sálvia reuniu cerca de 5 mil pessoas na Praça das Feiras em apenas um dia. Em 2021, retorna ampliado e com a expectativa de que se torne, a cada edição, um grande evento para celebrar os empreendimentos da cidade e atrair moradores de Caxias do Sul e turistas da Serra Gaúcha e de outras regiões. Além dos expositores de comidas e bebidas, o espaço contempla área de alimentação, Espaço Kids com a Rede de Ensino Caminho do Saber e banheiros químicos. Equipes de segurança, limpeza e saúde também atuarão para proporcionar a público todo o conforto necessário.

“O Sálvia surgiu da possibilidade de fazer algo em que os empreendimentos que participam dos projetos setoriais do Sebrae pudessem colocar suas operações na rua para que pudessem apresentar a sua gastronomia. Nossa expectativa é que com essa ação os restaurantes, além de ter faturamento, possam evidenciar a sua marca e que o público conheça e tenha acesso ao que é nosso, ao que é daqui. É uma satisfação para o Sebrae estar presente”, salienta o gestor de projetos de Gastronomia do Sebrae na Serra Gaúcha, Gustavo Rech.

Confira as cozinhas:

1. KANDO: combo sálvia (6 uramakis filadélfia, 6 hossomaki salmão, 4 sashimis de salmão, 1 sunomono)

2. ALIGATOR: nhoque ao molho de gorgonzola com filé mignon

3. BRAZZA: vazio com pão de alho e farofa, entrecot e choripan

4. BOAZ: terrinha de chocolate, dadinhos de tapioca e pasta salteada

5. GALETERIA ALVORADA: macarrão com coxa de frango e sagu com creme

6. FAMÍLIA GELAIN: tortéi ao molho de manteiga e sálvia , queijo frito, polenta frite e sagu com creme

7. HAMBURGO: burger USA (pão brioche, carne, queijo, alface, tomate, bacon e maionese)

8. VINÍCOLA ARBUGERI: taça de espumante e de vinho

9. SALUSTIANO: mix de cogumelos paris, shimeji e eringuy, salteados e defumados com

tempero especial e entraña

10. SHELTER: caipirinha com cachaça sagatiba prata, limão e açúcar, chopes e drinks

11. SCHATZ: chope Helles e outros chopes, taça de vinho e de espumante e drinks

12. ALAMEDA: pizza individual de Doritos, pizza Margherita individual, pizza pan fatia e inteira (de queijo ou calabresa)

13. TAPIOCARIA: tapioca arretada recheada com filé em cubos ao molho de gorgonzola, bacon crocante e cebola caramelada e tapiocas doces e salgadas

14. TANNAT: fresh rosé (licor 43, gin, espumante brut rosé, laranja e hibisco), drinks, vinhos e espumantes

15. BOSS: chope pilsen artesanal e outros chopes diversos

16. DONNER: cerveja artesanal, vinhos e espumantes

17. DILETTA: diletinhos de bacon, 4 queijos, calabresa, carne, nozes e chocolate, docinhos e salgadinhos diversos

18. DULCE AMORE: copo da felicidade (brigadeiro preto e branco, ganache de chocolate, bolo de chocolate e lascas de chocolate) + café dulce amore, doces, pães de queijo, chá gelado e cafés

19. PANE & SALUTE: pizza romana de fermentação natural inteira, pizza fatia, brownie, croissant recheado e cookies

Quitanda do Sálvia
O público também poderá levar para casa produtos de pequenos produtores locais na Quitanda do Sálvia, outra novidade desta edição. No espaço, serão comercializados itens como temperos, cogumelos, moranguinhos, queijos e salame, produzidos por associados da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), mel do Apiário Abelhinha Feliz e pães artesanais da Fábrica Sweez.

Worskhops temáticos
Além das 13 cozinhas e das seis estações de bebidas, o Sálvia 2021 terá, somente no sábado, workshops temáticos no Pátio da Estação, o mais novo point inaugurado junto à Praça das Feiras. É lá onde experts em gastronomia e bebida ministrarão aulas desvendando todos os segredos da boa mesa. De chocolates a azeites, passando por empanadas argentinas, polenta cremosa e vinhos, espumantes e cervejas artesanais, o público vai aprender novas técnicas e degustar quitutes preparados na hora.

Para os workshops, o acesso será permitido conforme a disponibilidade de vagas no horário de cada um, devendo a inscrição ser feita no local, junto à organização. Veja a programação:

Sábado, 20 de novembro
11h: Polenta cremosa com camarão e bacon defumado, com Gabriela Tonolli, da Escola de Gastronomia do Centro Universitário da Serra da Gaúcha (FSG)
14h: Empanadas argentinas, com Charlie Tecchio, da Escola de Gastronomia da UCS
15h: Fondant de chocolate com calda de frutas amarelas e sorvete, com Vanessa Pacheco de Andrade, do Senac.
16h: Azeites extravirgens, com Maria Beatriz Dal Pont, da Amada Cozinha e Azeite Capolivo
17h: Vinhos, espumantes e cervejas artesanais, com Jylson Carvalho, da Boccati, e Leonel Lorensi, da Cervejaria Felsen

Música, dança e contação de histórias
O Sálvia 2021 será embalado por apresentações de artistas locais. A curadoria artística é da produtora cultural Mona Carvalho. Confira:
15h: Quarteto de Cordas da UCS, piano e solista
16h30: Choro de Balcão
17h30: Fran Duarte Trio

Domingo, 21 de novembro
11h30: Circus Magic Show
11h30: live painting com Gabriel Xè
12h20: Quarteto de Cordas da UCS, piano e solista
13h: Fran Duarte Blues Jasmine
13h: Contações de Histórias Instituto Quindim
14h30: Choro de Balcão e Ballroom
16h: Choro de Balcão
16h40: Ladies and Tramps
16h50: Endança
18h: Fran Duarte e banda

Serviço
O que: Sálvia 2021 – Festival da Arte, Cultura e Gastronomia de Caxias do Sul
Quando: sábado (20), das 15h às 19h, e domingo (21), das 11h às 19h
Onde: Praças das Feiras, bairro São Pelegrino, Caxias do Sul – RS – acesso pela Rua Feijó Jr. E pela Avenida Rio Branco
Quanto: a entrada é gratuita e o público paga somente o que consumir nos expositores

Fonte:  Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação