O 17º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – Brasil encerrou no domingo (17), com a divulgação dos vencedores. O concurso, que nesta edição teve o formato online, contou com mais de 60 mil visualizações ao longo dos três dias de atividades, vindas de 26 países. O grupo Azerbaijan State Academic Dance Ensemble, do Azerbaijão, foi o grande vencedor do FIDAF Brazil World Championship, através da avaliação de um júri especializado. O segundo lugar ficou com Beijing Dance Academy, da China, e o terceiro, com o Baletul Național JOC, da Moldávia.

O público pode conferir apresentações virtuais de 18 grupos que competiram em diversas categorias, e também pode votar no seu preferido. O Leyte Kalipayan Dance Company, das Filipinas, recebeu a maior pontuação na votação popular feita através do site do Festival, que contou com mais de sete mil acessos e mais de três mil usuários únicos.

O Prêmio de Melhor Coreografia foi para Duna Art Ensemble, da Hungria. A Moldávia também venceu na categoria Melhor Música, e o júri escolheu os filipinos do Leyte Kalipayan Dance Company na categoria Melhor Figurino. O Prêmio Especial do Júri foi para o grupo mexicano Ballet Folclorico de la Universidad de Guadalajara. A Menção Honrosa foi conquistada pela Eslováquia, para o grupo Pul’s – Poddukélský umelecký l’udový súbor. A novidade desse ano, o Prêmio Guardiões dos Saberes Ancestrais foi para dois grupos: o da Polinésia Francesa, o Tamariki Poerani, e o de Madagascar, o Benja Gazy.

Primeiro festival da América a entrar no circuito de concursos de dança da Federation of International Dance Festivals (FIDAF), o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – Brasil contou com performances de 13 grupos locais participantes, contando com os 4 elencos do anfitrião Bailado Gaúcho, além de três grupos convidados internacionais.

A edição de 2022 foi anunciada e ocorrerá de 07 a 11 de setembro, em formato presencial.