A Campanha “Outubro Rosa – Mente, Corpo e Espírito – Nós acreditamos que a prevenção salva vidas” vai nortear as ações da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan em todos os municípios do estado onde a entidade se faz presente.
Em Bento Gonçalves, as atividades iniciam nesta sexta-feira, com a mostra As Vitoriosas, da fotógrafa Francine Bronca. A mostra apresenta fotos de mulheres que venceram o câncer de mama e outras que estão em tratamento. Também haverá exposição do Banco de Perucas da Aapecan, entre 14h e 20h desta sexta, no saguão de entrada do Caitá Supermercados. Na ocasião haverá também a entrega do informativo “Acreditar” e arrecadação de alimentos para a associação.
A programação segue com palestra aberta à comunidade sobre o tema “Mente, Corpo, Espírito: o cuidado integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”, no dia 13 de outubro, a partir das 13h30, na sede da Aapecan, Rua Avaí, 136, bairro Maria Goretti. “A prevenção inicia com o autocuidado integral” é o mote que norteará as ações da Aapecan durante todo este mês de Outubro. Estão previstos ainda eventos no centro de Bento Gonçalves, palestras nos municípios atendidos e Carreata do Outubro Rosa encerrando o mês.
“Cuidar do corpo, da mente e do espírito para mantermos a saúde, o bem estar e a nossa qualidade de vida, é fundamental para prevenirmos muitas doenças ou, ao menos, reduzirmos a influência dos fatores de risco ao desenvolvimento delas”, avalia a supervisora da Psicologia da Aapecan, a especialista em psicossomática, Fernanda Pupe. A especialista defende o viés do cuidado integral quando o assunto é prevenção. A dica da Campanha da Aapecan para o Outubro Rosa, em cuidados integrais para manter qualquer tratamento com melhores resultados, é cuidar do corpo, da mente e do espírito.
Desde 6 março de 2006, quando a Aapecan abriu suas portas em Bento Gonçalves, a Unidade conta com uma equipe técnica especializada composta por psicóloga e assistente social, e oferece atendimento padrão nas duas áreas, além de grupo de apoio. Os benefícios são concedidos aos 210 usuários que compõem o cadastro ativo da entidade na região, ou seja, que recorrem mensalmente em busca de algum tipo de apoio, mediante a avaliação da profissional do Serviço Social. No total já foram cadastradas 1.513 famílias.
Na Unidade Bento Gonçalves os usuários e familiares também têm acesso, além de reuniões informativas, à oficinas de artesanato e de pedraria. Além de Bento, o atendimento da equipe técnica da instituição gira em torno de 40 Municípios da região.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas no site da Aapecan.