Dinâmica, colorida, multifacetada e atenta ao slogan “Novos tempos, novas leituras”, a arte foi desenvolvida pelos alunos de Bacharelado em Design da Universidade de Caxias do Sul – UCS, Renan Malescyk, Thais Alessi e Gabrielli Batisti, sob a orientação da professora orientadora Aline Fagundes. Eles tiveram como ponto de partida a relevância dos tempos atuais (cenário de pandemia) e redes sociais, quais são os novos espaços de leitura (internet).
Nesta perspectiva, os designers utilizaram como referência a arte urbana, mais precisamente na técnica do “lambe-lambe”, onde o cenário das ruas reproduz o ideia de como a leitura ocorre, além da profusão de cores, a alegria, a relação entre o livro, a leitura e o leitor.
Vinte peças gráficas e virtuais representam as diversas formas de leituras em cenários diferentes para compor a identidade visual da Feira e reforçar os objetivos do evento, retratando moradores de Bento Gonçalves em diversos momentos de leitura, interagindo com audiobooks, leitores digitais e o livro impresso.
A bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto, ressalta que “a identidade visual da 36ª Feira do Livro traz um diálogo com as situações, fatos ou momentos que as sociedades passam. E esse período de pandemia trouxe uma vida cinza, onde diversas pessoas passaram ou estão passando pelas sequelas da pandemia. Com a arte, queremos passar uma mensagem mais alegre e policromática, tendo sempre o livro e a leitura a base para uma amanhã melhor”, explica.
A 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves será realizada de 6 a 17 de outubro em formato híbrido. As atividades presenciais serão realizadas na Via del Vino, no Centro, da cidade.