O Instituto de Leitura Quindim participa da Semana Mundial do Brincar, com oficias online gratuitas, entre os dias 27 a 29 de maio. Os trabalhos iniciam com uma live de lançamento da programação, ministrada pela a escritora e ilustradora Ana Thomas Terra, que acontece nesta segunda-feira (24), às 19h, no Instagram do Quindim.

A ação faz parte da campanha realizada pela Aliança pela Infância, cujo tema de 2021, “Casinhas de Infância”, promove a sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade desse direito ser respeitado, mesmo em tempos de pandemia.

Para ministrar as oficinas, o Instituto Quindim convidou nomes como o ilustrador e quadrinista Wagner Carsten; a professora e contadora de histórias Adriana Camêlo Lucena; a atriz e arteterapeuta Priscila Weber; o ilustrador Roger Mello e a ilustradora Ana Thomas Terra, para desenvolverem atividades como criação de tirinhas, contação de histórias, desenho, música, brincadeiras, entre outras práticas que possibilitem soltar a imaginação e trabalhar as emoções da criançada.

As atividades da Semana Mundial do Brincar foram desenvolvidas para crianças de todas as idades. Em dois dias todas as oficinas tiveram suas inscrições esgotadas. Eram 15 vagas para cada oficina. Mas as pessoas podem ainda se cadastrar no link https://bit.ly/2RFi8nN para receber informações sobre novas oficinas para os próximos meses.

Informações completas no https://www.institutoquindim.com.br ou pelo fone (54) 3025-2541.

Confira abaixo a programação da Semana Mundial do Brincar, do Instituto de Leitura Quindim:

24/05, às 19h – Live de lançamento da Semana Mundial do Brincar com oficina online ministrada por Ana Thomas Terra, no Instagram do Instituto de Leitura Quindim
Oficinas:
​- 27/05, das 15h às16h – Rabrincando com Tirinhas, com Wagner Carsten
Nessa oficina vamos analisar algumas tirinhas que já existem, as possibilidades de contar histórias com poucos quadros e explorar os traços possíveis para construir nossa própria tirinha.
Público: a partir de 9 anos
Ministrante: Wagner Carsten, ilustrador e quadrinista, membro do Tesla HQ Studio desde 2016, aluno do Dínamo Studio e da Quanta Academia de Artes. Autor do quadrinho autoral Pulp Action, também com trabalhos para publicidade, cinema, games e particulares.

​- 27/05, das 19h às20h – Histórias Brincantes, com Adriana Camêlo Lucena
Que tal por meio das histórias criarmos personagens e brincadeiras, valorizando a autoria da criança, do seu processo simbólico e ficcional? Nessa oficina vamos criar personagens engraçados e divertidos a partir de histórias, músicas e brincadeiras.
Público: 04 a 10 anos
Ministrante: Adriana Camêlo Lucena, professora da Rede Municipal de Caxias do Sul. Pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil. Contadora de histórias. Faz parte da equipe executiva do Instituto de Leitura Quindim desde a sua fundação (2014). Realiza cursos e oficinas de formação para professores, mediadores de leitura e público em geral. Foi jurada, em 2019, do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional, na categoria Literatura Juvenil.

28/05, das 10h às 11h – Criando Personagens, com Ana Thomas Terra
De maneira espontânea, encontraremos com diferentes formas de criar personagens utilizando materiais pouco convencionais, rompendo com a barreira do “não sei desenhar” e encontrando a própria maneira de dar personalidade por meio de limitações criativas.
Público alvo: de 10 a 14 anos
Ministrante: Ana Thomas Terra trabalha com oficinas para crianças e adolescentes desde 2002 e publicou diversos livros infantis e juvenis com o nome de Ana Terra. Em 2013 iniciou uma nova jornada de formação, passando pela Argentina, Itália, Austrália e França, onde pode estudar sobre Ateliê Filoarte e incorporar o movimento da arte e filosofia nas suas oficinas que tem como objetivo estimular o pensamento e a criatividade.

28/05, das 15h às 16h – “Eu sou assim, tenho tudo dentro de mim”, com Priscila Weber
Vamos (re)conhecer nossas emoções através da arte e descobrir que somos todos muito parecidos, mas cada um do seu jeitinho!
Público: dos 6 aos 10 anos
Ministrante: Priscila Weber é uma apaixonada por ouvir e contar histórias. Ela conheceu a arte de representar aos 10 anos e nunca mais pôde viver sem ela. Com o teatro aprendeu a viver a vida e desempenhar inúmeros papéis, todos com a emoção a flor da pele. É publicitária , atriz, professora de teatro em escolas de educação infantil e arteterapeuta ; mas o papel principal de sua vida é ser mãe do Benjamin. Com ele e com todos os pequenos alunos aprendeu a deixar a criança interior sempre presente e é esta criança que hoje cria histórias e brinca com a imaginação se comunicando por meio do mundo do “faz de conta”.

29/05, das 10h às 11h – O traço e a liberdade, com Roger Mello
A ideia da oficina é soltar a criatividade e possibilitar que as crianças e os adultos resgatem o diálogo entre a imagem e o texto ficcional. Explorar o traço como sentido de condução do pensamento além da palavra.
Público alvo: crianças, familiares e pessoas de todas as idades
Ministrante: Roger Mello é ilustrador e vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da Literatura Infantil. Roger também é escritor, designer, dramaturgo e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim. Trabalhou na Zappin com o Ziraldo e dentre as premiações conquistou por dez vezes o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Foi premiado ainda pela Academia Brasileira de Letras e União Brasileira dos Escritores, pelo conjunto de sua obra. Realizou exposições individuais dos seus trabalhos na Coreia do Sul, Itália, Taiwan, França, China, Japão, Alemanha, Colômbia, Peru, México e Rússia. Tem livros publicados na França, Bélgica, Suíça, China, Coréia do Sul, Japão, Suécia, Dinamarca, Argentina, Taiwan, Colômbia e Estados Unidos.

29/05, das 16h às 17h – Roda de Filoarte, com Ana Thomas Terra
A partir de uma história teremos o encontro do nosso imaginário com o nosso olhar sobre a vida. As rodas de Filoarte trazem o pensamento reflexivo somado ao fazer artístico, provocando nossas diversas inteligências e potências, além de construir e aprender em conjunto.
Público alvo: crianças, familiares e pessoas de todas as idades

Fonte: Adri Silva Comunicação / Foto: Divulgação