A relação entre atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento vem sendo cada vez mais discutida e analisada cientificamente. Atualmente é praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que a atividade física é um fator determinante no sucesso do processo do envelhecimento. Alguns dos conceitos que merecem especial atenção são:
– Quando envelhecemos, nossos pés devem sempre permanecer fortes.
– Quando envelhecemos / envelhecemos, não devemos ter medo de que nosso cabelo fique grisalho (ou) a pele caia (ou) as rugas.
– Entre os sinais de longevidade, resumidos pela revista americana “Prevention”, os músculos das pernas fortes são listados no topo, como os mais importantes e essenciais.
– Se você não mover suas pernas por duas semanas, sua força diminuirá em 10 anos.
– Um estudo da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, concluiu que tanto os idosos quanto os jovens, durante as duas semanas de inatividade, a força muscular das pernas pode enfraquecer em um terço, o que equivale a 20-30 anos de envelhecimento.
– À medida que os músculos das pernas enfraquecem, vai demorar muito para se recuperar, mesmo se fizermos reabilitação e exercícios mais tarde.
– Portanto, exercícios regulares como caminhar são muito importantes.
– Todo o peso / carga corporal permanece e repousa sobre as pernas.
– O pé é uma espécie de * pilares *, que suporta o peso do corpo humano.
– Curiosamente, 50% dos ossos e 50% dos músculos de uma pessoa estão em ambas as pernas.
– As maiores e mais fortes articulações e ossos do corpo humano também são encontrados nas pernas. “Ossos fortes, músculos fortes e articulações flexíveis formam o” Triângulo de Ferro “que carrega a carga mais importante do corpo humano”.
– 70% da atividade humana e da queima de energia na vida são feitas com os dois pés.
– Você sabe disso? Quando uma pessoa é jovem, suas * coxas são fortes o suficiente para levantar um carro pequeno!
– O Pé é o centro de locomoção do corpo.
– As duas pernas juntas têm 50% dos nervos do corpo humano, 50% dos vasos sanguíneos e 50% do sangue que flui através deles.
– É a grande rede circulatória que conecta o corpo.
– Somente quando os pés estão saudáveis, a corrente sanguínea convencional flui suavemente, então as pessoas que têm músculos das pernas fortes definitivamente têm um coração forte *.
– O envelhecimento começa dos pés para cima *.
– À medida que uma pessoa envelhece, a precisão e a velocidade de transmissão das instruções entre o cérebro e as pernas diminuem, ao contrário de quando uma pessoa é jovem.
– Além disso, o chamado fertilizante ósseo de cálcio, mais cedo ou mais tarde, se perderá com o passar do tempo, tornando os idosos mais sujeitos a fraturas ósseas.
– Fraturas ósseas em idosos podem facilmente desencadear uma série de complicações, especialmente doenças fatais, como trombose cerebral.
– Você sabia que 15% dos pacientes idosos morrerão dentro de um ano devido a uma fratura do fêmur?
– Exercitar as pernas nunca é tarde, mesmo depois dos 60 anos.
– Embora nossos pés / pernas envelheçam gradualmente com o tempo, exercitar nossos pés / pernas é uma tarefa para oda a vida.
– Só fortalecendo as pernas, o envelhecimento pode ser evitado.
– Caminhe por pelo menos 30-40 minutos por dia para garantir que suas pernas façam exercícios suficientes e para que os músculos das pernas permaneçam saudáveis.
Fonte: Scielo / Foto: Reprodução Internet