Diante dos impactos já causados pelo coronavírus, não só na saúde como na economia, o Grupo RSCOM tem acelerado processos, desengavetado projetos e reafirmado seu papel social junto aos seus veículos. O desafio de levar ao público o entretenimento além do rádio, se tornou ainda maior com as restrições impostas pela pandemia. Eventos, ações comerciais e até uma entrega de brinde, precisou ser adaptada e a combinação entre rádio e redes sociais ganhou mais força.
Para a líder de audiência do grupo, 2020 tem uma importância maior, é ano do seu trigésimo aniversário. Grande parte dos projetos alusivos a data, precisou ser cancelado e a nova comemoração dos 30 anos da Rádio Viva será através de uma live com atrações musicais no dia 28 de junho, dias antes da emissora realizar o sorteio de um carro zero para a sua audiência, na promoção que entrou no ar antes mesmo da pandemia, para valorizar quem mantém a rádio líder há muitos anos.
Além desta, outras lives vêm acontecendo com a divulgação do QR Code da campanha da Confraria da Música RS, para que sejam destinadas ajudas aos músicos do estado. A tradicional festa do trabalhador, no dia 1º de maio, deu lugar a doação de cestas básicas para trabalhadores desempregados. As promoções também estão direcionadas para amenizar os impactos da pandemia, um exemplo são os sorteios de vale ranchos realizados semanalmente para os ouvintes.
As rádios Viva, Serrana e Amizade estão veiculando na programação a promoção “Quarentena da Melhor Idade”, que tem como objetivo incentivar os idosos a ficarem em casa. Direcionada para pessoas acima de 60 anos, a ideia de pedir uma foto tirada em casa para concorrer a um colchão terapêutico, surpreendeu com o número de participações.
O Portal Leouve, um dos mais acessados do estado, tem feito um trabalho árduo no sentido de informar a população sobre a realidade dos fatos e as atualizações dos novos casos de Covid-19. A Jovem Pan Serra Gaúcha e a Jovem Pan Porto Alegre também cederam espaço na programação para divulgar as ações dos parceiros. No próximo dia 15, em parceria com o Bangalô Estação Club, a Jovem Pan Serra Gaúcha realizará uma live em prol do projeto Isolamento sem Fome, e todo o valor arrecadado será convertido em cestas básicas para famílias carentes.
Todos os veículos e todos os setores estão engajados: jornalismo com trabalhos de orientação e prevenção ao covid-19; marketing viabilizando a doação de máscaras para entidades; comercial criando soluções aos clientes neste momento difícil; artístico abraçando inúmeras campanhas; e eventos levando entretenimento de forma segura ao público.
Próximas ações:
No dia 24 de maio, às 19h, faremos uma live direto do Santuário de Caravaggio quando terá a apresentação do tenor Dirceu Pastori para os fiéis que, pela primeira vez na história, não poderão participar da romaria presencialmente. Na ação “Caminhão do Bem”, o caminhão do Grupo RSCOM passará em locais divulgados ao longo da programação das emissoras, para que sejam recolhidos donativos para pessoas mais necessitadas.
O projeto “Engajando Corações”, contará com influenciadoras abraçando campanhas beneficentes e divulgando as mesmas através das rádios, do Portal Leouve e de suas próprias redes sociais.
O diretor superintendente do Grupo RSCOM, Carlos Piccoli, ressaltou a importância deste engajamento com a comunidade: “O meio rádio precisa fazer parte da sociedade como um todo. A rádio precisa estar engajada com a comunidade e as nossas ações são feitas com este objetivo, apesar de que com a realidade atual, infelizmente não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos”, declarou.
Novas oportunidades de mídia para clientes
Com o olhar de que toda crise gera uma oportunidade, novos projetos estão sendo colocados no mercado para clientes que querem contornar os efeitos negativos da pandemia. No dia 12 de junho, um cinema drive-in será uma opção de exposição de marca além do meio rádio e do meio digital.
Para Marcos Dytz Piccoli, diretor de executivo do Grupo RSCOM, o momento é de promover ações que convidem o público a se engajar e que sejam capazes de transformar a realidade.
“É claro que gostaríamos de doar milhares de testes do Covid-19, mas o que a situação permite agora é a doação de centenas de máscaras para algumas entidades. Acreditamos que cada pequeno gesto pode incentivar as pessoas a continuar a corrente do bem e inspirar novas ações que possam levar esperança a população”.
A doação de mídia para entidades públicas e privadas, e as mídias usadas na divulgação de ações sociais da RSCOM, prática já usada anteriormente pelo Grupo, segue agora com espaço ainda maior na programação. O objetivo é ser o elo entre as entidades e quem precisa de ajuda ou ainda, pode ajudar.
Em todas as ações são tomados os cuidados necessários para prevenir o contágio do coronavírus, seguindo as orientações da OMS. Outros projetos estão em planejamento para levar ao público um pouco de conforto e alegria, seguindo o tema “Pequenos gestos, grandes abraços”.
Fonte: Leouve / Foto: Divulgação