O Festival de Cinema de Gramado, que começa hoje com um concerto às 16h na Rua Coberta pela Orquestra Sinfônica de Gramado, deve atrair 400 mil visitantes durante nove dias. A estimativa é da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela organização do evento. Além das mostras competitivas de cinema, Gramado recebe uma série de eventos e festas paralelas que contribuem para a movimentação da cadeia turística.
O longa metragem “Bacurau”, dirigido pela dupla Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, será o filme de abertura do festival. Com a presença dos diretores, a produção será exibida às 18h, desta sexta-feira, no Palácio dos Festivais. Na trama, o pequeno povoado de Bacurau, no sertão de Pernambuco, some do mapa misteriosamente e seus moradores começam a presenciar estranhos acontecimentos e assassinatos inexplicáveis.
O presidente da Gramadotur, Édson Néspolo, destaca que o movimento de turistas surpreende no primeiro final de semana do evento. “Historicamente a concentração de público ocorre no final de semana de encerramento do festival, mas estamos com vários hotéis lotados já para a abertura”, afirma. Néspolo observa, ainda, que a programação do evento volta a valorizar a acessibilidade no cinema. “Nossa expectativa é muito positiva. Tudo está organizado para mais uma edição exitosa. Temos muitos atores famosos confirmados e outros continuam procurando. O aspecto inclusivo também é valorizado na programação”, diz.
O presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Mauro Salles, confirma a projeção de boa movimentação turística no período. Segundo a entidade, a taxa de ocupação na rede hoteleira nos dois finais de semana do evento deve ficar entre 85% e 90%. “O auge da temporada de inverno se encerra junto com o final das férias escolares, o que provoca uma diminuição no movimento turístico. O Festival de Cinema chega em boa hora. O evento tem um nome forte e traz um certo glamour para Gramado”, afirma. Apesar da boa ocupação aos finais de semana, o presidente pondera que a taxa de ocupação diminui durante a semana. “Traz fluxo, mas não chega a impactar. Os eventos paralelos contribuem para a movimentação. Um público com bom poder aquisitivo”, explica. Segundo Salles, o fato de o período do festival ser considerado baixa temporada faz com que o preço das diárias em hotéis e pousadas sejam mais acessíveis. “Muitos estabelecimentos estão com ótimas promoções”, diz.
Com 47 anos de atividades ininterruptas, o Festival é considerado a principal vitrine do cinema brasileiro. Em 2019, serão exibidos 19 longas-metragens − latinos e nacionais − em competição e 34 curtas − entre gaúchos e nacionais −, além de mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual. Uma das novidades é a Mostra Competitiva Longas Gaúchos, com cinco filmes na competição.
Registrando recorde, a 47ª edição teve 195 longas brasileiros inscritos (eram 111 em 2018). Os sete que disputam os Kikitos foram produzidos em quatro estados − e no Distrito Federal. Já os longas estrangeiros, somaram 95 inscrições (eram 78 em 2018). A mostra competitiva conta com sete filmes de sete países distintos: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México e Uruguai. A categoria de curtas brasileiros, com 12 selecionados, contou com 777 inscrições, mais do que o dobro dos 365 da edição passada. Os curtas gaúchos receberam 95 inscrições e terão 20 títulos em competição.
Primeiros curta e longa-metragem
A partir das 20h45min, terão início as duas primeiras mostras competitivas do Festival. Na mostra de Curtas Brasileiros, será exibido o gaúcho “A Pedra”, de Iuli Gerbase. A produção aborda o drama de uma família, cujo bote que emperra durante um rafting. Pietra, a filha mais nova, é obrigada a perder a sua ingenuidade. O primeiro longa nacional a ser exibido será “O Homem Cordial”, de Iberê Carvalho (DF). Na noite de retorno aos palcos de famosa banda de rock do anos 80, viraliza na Internet um vídeo que envolve Aurélio Sá, vocalista e líder da banda, na morte de um policial militar. Paulo Miklos lidera o elenco.
Confira a programação do primeiro dia do Festival de Cinema de Gramado
16h – Abertura Oficial do Festival Rua Coberta com a presença da Orquestra Sinfônica de Gramado.
18h – Filme de Abertura “Bacuaru” (130 minutos) no Palácio dos Festivais, com a presença dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Sessão com audiodescrição e legenda descritiva.
20h45min – Mostra Competitiva, no Palácio dos Festivais, com a exibição do curta brasileiro “A Pedra” (RS) de Iuli Gerbase (19’15”), e do longa brasileiro “O homem cordial” (DF), de Iberê Carvalho (85 minutos). Ambas as sessões serão com audiodescrição e legenda descritiva.
Fonte: CorreiodoPovo / Foto: Reprodução Internet