O programa Recriar, iniciativa do Instituto Adelino Miotti (IAM), braço social da Soprano, de Farroupilha, foi selecionado para o 2º Seminário Internacional de Educação, realizado dias 13 e 14 de junho na Universidade do Porto, na cidade do Porto, em Portugal. O programa foi apresentado no seminário pela coordenadora pedagógica Simone Martiningui Onzi.
“Nós, do Instituto Adelino Miotti, nos sentimos privilegiados pela oportunidade de disseminar o trabalho que aqui realizamos, principalmente por acreditar na diferença positiva que o Recriar faz na vida dos jovens participantes, com práticas pedagógicas pensadas de forma significativa”, afirma Simone.
No seminário, Simone abordou o processo de construção de práticas pedagógicas com a participação de representantes de todas as partes interessadas no Programa Recriar: alunos, ex-alunos, pais, representantes do IAM e da Soprano, além de parceiros que colaboraram na elaboração do plano de ensino anual do programa, focado em atividades que geram valor para os participantes.
A metodologia em questão foi implementada em 2018, e está em constante renovação e avaliação, fomentando assim a qualidade ofertada pelo Recriar aos seus participantes.
Sobre o Recriar:
O Programa Recriar do Instituto Adelino Miotti (IAM), já formou quatro turmas. Seu objetivo é oportunizar uma formação profissional e pessoal para jovens com idades entre 16 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. O curso tem em sua grade atividades de complementação à escola regular, formação para a vida, inglês, informática, educação para a saúde e comunicação oral e escrita, sempre trabalhando princípios e valores fundamentais para a formação de uma pessoa e um profissional competente.
Fonte: Dinâmica Comunicação / Fotos: Divulgação