A programação dos Festejos Farroupilhas 2019 foram apresentados na noite de sábado (15) na Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) em Bento Gonçalves.
O lançamento do evento contou com a presença de patrões, patroas, peões e prendas para divulgar o evento que ocorrem de 7 a 29 de setembro no município e conta com diversas atividades, como peças teatrais, oficinas, encontro de gaiteiros, invernadas, tertúlia, jogos campeiros, bailes, shows, entre outras atrações.
O presidente da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Adiles Rodrigues de Freitas, salientou que “a chama viva do Tradicionalismo Gaúcho vive na nossa comunidade, pois temos peões e prendas que diariamente o vivenciam. Seja pela dança, pelas declamações, pela indumentária, pelo conhecimento histórico, a programação que por ora lançamos foi feita para todos. A ABCTG se orgulha de uma difusora destes sentimentos que nos orgulha tanto”.
Neste ano, o evento tem como tradicionalista homenageado Omair Trindade. Historiador, ator, compositor, homem do rádio, televisão e cinema, Trindade foi coordenador e conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e foi jurado na Califórnia da Canção e apresentador de Encontros de acordeonistas e gaiteiros do Sul do Brasil.
Os Festejos Farroupilhas deste ano homenageiam a “Vida e obra de Paixão Côrtes”. Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D’ávila Paixão Côrtes resgatou a cultura gaúcha e os símbolos do gauchismo, como a Chama Crioula, o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula, e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por Côrtes, Barbosa Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro. Faleceu em 27 de agosto de 2018.
Os Festejos Farroupilhas 2019 é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura e da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).
Fonte: Leouve / Foto: Divulgação