Com a expectativa de receber mais de 8 mil visitantes durante os três dias de evento, a Feira Brasileira do Varejo, realizada em Porto Alegre, almeja impactar e atrair R$ 7 milhões em negócios. A FBV 2019 chega a sua 7º edição e reúne os grandes nomes e empresas do setor varejista nos dias 28, 29 e 30 de maio no Centro de Eventos da Fiergs.
Promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, a Feira é uma oportunidade para empresários, consultores e fornecedores divulgarem serviços, produtos e investirem. Além, é claro, de construir uma rede de relacionamento ainda mais abrangente.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a Feira leva conhecimento, desenvolvimento e benefícios aos lojistas.
“Com o evento estamos contribuindo para o crescimento e a qualificação do varejo nacional. Já recebemos expositores de outros estados e palestrantes internacionais, e a cada ano trabalhamos em busca da superação”, afirma.
Já para o presidente da Feira Brasileira do Varejo, Ronaldo Sielichow, o evento é único e extremamente enriquecedor.
“Não havia feira semelhante em Porto Alegre e até mesmo no Brasil. Estamos crescendo e melhorando a cada ano e conquistando reconhecimento merecido e necessário. Nosso evento é um momento de união entre lojistas e entre aqueles que buscam o desenvolvimento por meio do trabalho”, ressalta.
Soluções em tecnologia; segurança; gestão; moda; marketing; franquias; gestão: espaço para todos os segmentos voltados ao varejo com entrada gratuita ao público em geral para visitação. Uma oportunidade única de troca de conhecimentos e, é claro, negócios. Serão cerca de 80 expositores.
O público será recepcionado pelo robô Pepper e suas habilidades de interação e engajamento com as pessoas, que promete movimentar os corredores da feira durante os três dias de evento. Por meio de reconhecimento de voz, câmeras e sensores, o robô cria afinidade com quem conversa, conquistando o interlocutor. A tecnologia japonesa faz do Pepper o primeiro robô humanoide social capaz de reconhecer faces e expressões básicas humanas.
A FBV 2019 contará ainda com o Congresso Brasileiro do Varejo. Grandes nomes vão participar, confira:
Cristiana Arcangeli, empresária e um dos “tubarões” do programa Shark Tank Brasil;
Oskar Metsavaht, fundador e diretor de criação e estilo da Osklen;
Luciano Hang, proprietário da Rede Havan
Sheila Makeda, sócia-diretora da Makeda Cosméticos
Alice Salazar, produtora de conteúdo, maquiadora e empresária;
Andrea Iorio, diretor da L’oreal;
Durante os três dias, serão abordados temas como inovação, empreendedorismo, tendências e gestão de pessoas. A programação ainda apresenta iniciativas voltadas para startups, estudantes de moda e visita técnica aos principais nomes do varejo. Confira:
RS Moda
Iniciativa idealizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), tem como objetivo ampliar as oportunidades de negócios em um espaço exclusivo para a área de moda. Com programação que engloba passarela para desfiles, palestras, workshops e rodada de negócios, o momento conta ainda com o Desafio Fashion, competição com desafios diários para estudantes e profissionais da área.
Varejo Now
Uma maratona empreendedora que desafia startups a desenvolver soluções inovadoras para o varejo. Três desafios serão realizados durante a Feira: o Connect Biz, o Design Sprint e o Like a Boss.
O primeiro consiste em um matchmaking entre startups e empresas, que irá acontecer em 28 de maio. Com inscrição prévia, as empresas cadastram informações sobre seus negócios, como demandas e desafios, enquanto as startups descrevem seus serviços e produtos. A partir disso, as startups escolherão as empresas com as quais pretendem conversar, que, por sua vez, podem aceitar ou não. Feito o “match”, a equipe do Varejo Now agenda o encontro, que terá duração de 20 minutos.
Já no dia 29, acontece o Design Sprint, competição que busca desenvolver inovações para temáticas emergentes na área do varejo. O desafio propõe a utilização do método da Google Ventures, que possui o mesmo nome, e que defende a prática de cinco etapas para produzir e testar ideias: entender, criar, definir, prototipar e validar. O objetivo é que acadêmicos, empreendedores e empresários aprofundem a visão do problema e encontrem uma solução sem altos investimentos.
No último dia de Feira será realizado o Like a Boss, com a participação do Sebrae/RS. Serão selecionadas 15 startups para um desafio de pitches – apresentação de ideias e produtos – com soluções voltadas ao varejo. As startups terão a oportunidade de criar conexões com investidores e grandes empresas do setor.
FBV Talks
O FBV Talks é um espaço para os expositores da feira comandarem palestras ou workshops, e discutirem assuntos relacionados ao varejo e aos negócios. Com uma programação intensa, a iniciativa tem acesso livre e gratuito para todos os visitantes. Todos podem conferir, em detalhes, soluções inovadoras apresentadas, fazer grandes parcerias e debater com participantes questões relevantes do mercado.
Desafio Fashion
Em sua quarta edição, o concurso promove estudantes e profissionais da moda, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos para o público da feira, expositores e empresários do segmento. A iniciativa, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, conta com mentoria da ESPM-Sul e tem como temática “a transição do século XX para o XXI na moda no Rio Grande do Sul”. A competição integra o RS Moda, iniciativa idealizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs).
O desafio é realizado em três etapas, nas quais os competidores deverão apresentar sua proposta, montar uma vitrine e produzir um desfile. As equipes participantes serão divididas em duas categorias: Acadêmico, para estudantes de nível superior, e Novos Designers, para profissionais com vivência de mercado de até quatro anos.
Varejo Experience
A atividade promove uma imersão em lojas da Capital gaúcha que são referência em inovação no varejo. Com saída da Fiergs, a visita técnica acontece em 30 de maio, das 10h às 17h, e aborda temas como ponto de venda, atendimento, visual merchandising, experiência de compra e gestão de pessoas.
O projeto é mediado por Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para o setor de comércio varejista do Sebrae RS; e Túlio Pinheiro, coordenador de projetos de redes e franquias do Sebrae RS, além de trabalhar com auxílio a microempresas para geração de lucro com redução de impacto socioambiental no Programa Agir – Aceleração e Geração de Impacto Social no RS.
TrendStore
A loja conceito, em parceria com o Senac-RS, apresenta novas tendências do setor integrando físico e digital, em um espaço que reúne iniciativas que aumentam as vendas, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e proporcionam melhores resultados.
Exposição de arquitetura para varejo
Por mais um ano, o Retail Design Institute Brasil (RDI Brasil) leva para a Feira as obras vencedoras do Prêmio Design de Varejo RDI Brasil, que reconheceu os melhores projetos em 13 categorias comerciais no final de 2018. O RDI Brasil é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos, na década de 1960, que reúne profissionais ligados à criação de estruturas e melhorias para o varejo, como arquitetos e designers.
O objetivo da mostra é apresentar aos visitantes as mais modernas tendências e soluções arquitetônicas para inspirar o varejo do Estado. Entre as categorias premiadas, com os projetos expostos na FBV, estão Super e Hipermercados, Lojas de Moda e Acessórios, Quiosques, Vitrines, Iluminação, Comunicação Visual, Visual Merchandising e Loja do Ano.
Serviço
7ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)
Data: 28, 29 e 30 de maio
Horário: das 9h às 20h
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)
Inscrições e compra de ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br
Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet