O Rádio está em constante evolução e presente na jornada dos ouvintes. Num mundo acelerado pelos avanços tecnológicos, o meio se moderniza, indo além da tradicional frequência FM e AM. Por meio de formatos inovadores, ele pulsa nas mentes, nos ouvidos e corações, uma vez que é consumido por oito em cada 10 brasileiros.
Os dados fazem parte do estudo “Inside Áudio 2023” da Kantar IBOPE Media, que aborda o consumo do meio no Brasil e as oportunidades de inserção para as marcas. A análise contempla dados de 13 regiões metropolitanas: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória, além do Distrito Federal.
Ao olhar especificamente para o dial, o meio é ouvido por 80% da população, sendo que cada ouvinte passa, em média, 3h55min diariamente escutando Rádio. O consumo é realizado, principalmente, em casa durante atividades cotidianas (58%), no carro/moto particular (27%) e no trabalho presencial (12%).
Os gêneros preferidos dos ouvintes, por sua vez, são música (94%), noticiário local (32%) e noticiário nacional (26%). O destaque para o consumo de conteúdos jornalísticos é evidenciado por dois motivos: agilidade (83% dos ouvintes acham que o meio apresenta as informações de forma rápida) e credibilidade (64% acreditam nas notícias que são transmitidas pelo Rádio).
É válido destacar que o consumo também desponta na internet. Hoje, 12% dos brasileiros ouvem Rádio pela web em um período de 30 dias. Entre eles, o tempo médio diário dedicado é de 2h45min. Esse hábito tem sido potencializado pela evolução tecnológica, que permite apostar na mobilidade dos ouvintes. Isso fica claro quando se percebe que 67% do consumo do meio na web é feito pelo celular.
“O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media.
Seguindo a essência da flexibilidade do Rádio, os conteúdos produzidos por emissoras são ouvidos em várias plataformas digitais. Entre os ouvintes, por exemplo, 39% consomem conteúdo das emissoras via YouTube, 25% por redes sociais e 22% por podcasts.
É importante ressaltar que, embora os podcasts sejam um canal para consumo de Rádio, não servem apenas para esse propósito. Eles contam com conteúdo próprio. 50% dos ouvintes de Rádio afirmam terem ouvido podcasts nos últimos três meses – alta de 23% em relação ao último ano. Os temas preferidos são comédia (37%), música (34%), noticiário e política (23%), esporte (23%) e educação (22%).
Essa presença constante do áudio na jornada dos brasileiros faz do Rádio uma ótima escolha para que as marcas conversem com o público. Isso fica ainda mais claro ao notar que, entre os ouvintes, 53% prestam atenção em anúncios nas emissoras. Os formatos mais lembrados são comerciais entre os programas e as músicas (50%), ações publicitárias feitas por locutores (27%) e promoções na programação (25%).
O Rádio, inclusive, marca presença na estratégia de empresas líderes do mercado. Prova disso é que 99 dos 100 maiores anunciantes do País em 2022 utilizaram o meio em suas campanhas no primeiro semestre de 2023.
Sobre a Kantar IBOPE Media
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