Uma diversidade de manifestações, gêneros e estilos estarão reunidos na oitava edição do Festival de Danças de Forqueta. A programação terá a apresentação de 22 grupos de Caxias e de outras cidades gaúcha. AS apresentações serão dias 29 e 30 de junho, à tarde, em frente ao Varejo Temático da Cooperativa Vitivinícola Forqueta. Os espetáculos começarão sempre às 13h45min, com encerramento às 19h. A entrada é franca, mas sugere-se 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Lar São Francisco de Caxias do Sul.

A variedade de grupos e estilos de dança são o diferencial do Festival de Danças de Forqueta. Tem desde o balé clássico ao jazz, danças étnicas, ritmos e bailados brasileiros, trabalhos inclusivos, com bailarinos que frequentam o INAV – Instituto da Audiovisão de Caxias, pop coreano, dança cigana, mexicana e gaúcha.

Realizado pelo Grupo de Danças Folclóricas Famiglia Trentina, que também é uma das atrações da programação, e o Ponto de Cultura Costurando Sonhos, o Festival busca a integração necessária para mostrar e resguardar os hábitos e costumes de cada localidade. Mas é, ao mesmo tempo, um espaço para conhecer novas culturas, novos saberes e fazeres, compartilhando tudo isso com o público.

No sábado, a abertura do Festival estará a cargo do Coral da Maturidade Ativa, do SESC Caxias. Aliás, outros dois grupos oriundos das atividades mantidas pelo SESC Caxiense também integram a apresentação: o Grupo de Dança da Maturidade Ativa e o Grupo de Ballet da Maturidade Ativa vão mostrar que a dança é uma habilidade que pode ser cultivada por diferentes faixas etárias, reforçando a ideia da arte como inclusão.

Dentre os grupos que estarão se apresentando, está o Grupo Andanças, de Porto Alegre, que tem uma trajetória de participações e premiações em festivais iniciada em 1999 como um projeto de extensão na UFRGS. O grupo representa em sua arte as manifestações populares do Brasil e de vários países em forma de projeção. O Andanças já recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Projeto de Difusão e Formação em Dança 2013 e seu diretor e coreógrafo Clóvis Rocha recebeu o premio Açorianos como personalidade da dança 2013.
De Caxias, um dos grupos é o Stiletto Sexy Heels, primeiro grupo de dança independente de stiletto. A técnica incorpora elementos do street dance, jazz, ballet, afro e ritmos latinos, afirmando o universo feminino na perspectiva do empoderamento com a elegância e a sensualidade.

Em paralelo ao Festival será realizada a Feira de Artesanato, que terá produtos de qualidade feitos crochê, tricô, dressa, macramé, dentre outras técnicas artesanais. A expectativa dos organizadores é receber um público de 7.500 visitantes nos dois dias.

Realização: Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Grupo de Danças Folclóricas Famiglia Trentina.

Serviço:
O que: 8º Festival de Danças de Forqueta
Quando: dias 29 e 30 de junho, das 13h45min às 19h
Onde: em frente ao Varejo Temático da Cooperativa Vitivinícola Forqueta
Ingressos: A entrada é franca, mas sugere-se 1 kg de alimento não perecível que será destinado ao Lar São Francisco de Caxias do Sul.

Programação:

Sábado – 29/06/2019
13:45 – Abertura com o Coral da Maturidade Ativa do Sesc Caxias
14:15 – Fêmina Escola de Dança – Jazz
14:45 – Grupo de Dança da Maturidade Ativa do Sesc Caxias
15:00 – Folclore Ucraniano Solovey– Dança Ucraniana
15:30 – Grupo de Ballet da Maturidade Ativa do Sesc Caxias
15:45 – Grupo de Dança Folclórico Italiano Fare Amicci – Dança Italiana
16:15 – Grupo Andanças – Dança Popular Brasileira
16:45 – Rakaça Tempo de Dança – Folclore Egípcio
17:15 – Vitta & Salute Academia – Ballet e dança mix
17:45 – Kboom Dance Team – Dança Pop Coreana
18:00 – Dança Cigana Academia Paula Fitness
18:15 – Grupo de Danças Folclórico Alemão Blauthschneiss Volkstanzgruppe – Dança Alemã

Domingo– 30/06/2019
13:35 – Abertura
13:45 – Vontade de Viver e Grupos da Professora Nádia Trevisan – Municípios de Paraí e São Jorge – Dança italiana, dança livre, jazz e ballet
14:30 – Ballet Lizete Teixeira – Ballet Clássico
15:00 – Grupo Eco do Meu Grito – Dança Cigana
15:15 – Stiletto Sexy Heels – Dança Stiletto
15:30 – Grupo Eco do Meu Grito – Dança Mexicana
15:45 – Grupo de Danças Ciganas Luceli Pasinato / Grupo de Danças Ciganas do INAV – Dança Cigana
16:15 – Estilo Tribal Caravan – Dança Tribal
16:45 – Maracangalha Cia Artística – Dança popular brasileira, dança gaúcha, dança italiana, chacarera
17:15 – Essência Cigana – Dança Cigana
17:45 – Magnificat – Dança Contemporânea
18:00 – CTG Pampa do Rio Grande – Dança Folclórica Gaúcha
18:30 – Grupo de Danças Folclóricas Famiglia Trentina Forqueta – Dança Italiana

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here