5 superalimentos para incluir na sua dieta

0
3020

A alimentação tem papel fundamental no processo de uma vida mais saudável e equilibrada. Existem uma série de alimentos que tem potencial para beneficiar o corpo de forma mais intensa, popularmente conhecidos como superalimentos. Os superalimentos são assim considerados por serem ricos em nutrientes e benefícios para o corpo. Mesmo em pequenas quantidades, o ganho na ingestão desses alimentos é enorme.

Veja a seguir 5 exemplos de superalimentos para incluir na dieta diária:

Abacate

O abacate é uma fruta versátil e super nutritiva, cheia de vitaminas, fibras e gorduras boas para o corpo. O óleo presente no abacate é em sua maioria composto por ácido oleico, que tem propriedades anti-inflamatórias. O consumo de abacate pode ajudar a reduzir o colesterol e níveis de glicose, e até na prevenção de certos tipos de câncer. Por ser muito versátil, o abacate pode ser consumido desde o café da manhã, com torradas, até o fim do dia, em saladas, ou como guacamole.

Açaí

Açaí é um poderoso antioxidante, rico em fibras, que ajuda a prevenir o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, melhora as funções do intestino e ajuda a combater a anemia, por ser rico em ferro. O mesmo pode ser consumido como suco da fruta, geleias, sorvetes, ou até mesmo com sua polpa batida com água, nozes e outros elementos.

Canela

A canela é uma importante peça no combate a diabetes, pois ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, acelera o metabolismo, ajuda na digestão, reduz o acúmulo de gordura e melhora o ânimo. Por ser um condimento versátil, pode ser consumida polvilhada em frutas, iogurtes, chás e sucos.

Batata doce

Além de muito saborosa, a batata doce é um alimento rico em vitamina A e C, potássio e manganês. Ajuda a combater inflamações e a fortalecer o sistema imunológico. E apesar do sabor doce, ela não aumenta os níveis de açúcar no sangue conforme muitos imaginam. Pelo contrário, suas fibras atrasam a absorção de açúcares no sangue. Podem ser consumidas assadas no forno, com especiarias, ou em sopas e ensopados.

Nozes

Além de serem fonte de proteínas vegetarianas, as nozes são alimentos ricos em fibras e gorduras saudáveis para o coração. Elas também possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Sejam amêndoas, castanhas, nozes, pinhões ou avelã, este grupo de alimentos é poderoso e pode ser consumido sozinho, como lanche, ou adicionado a iogurtes, frutas, saladas e sopas. É importante lembrar que apesar de saudáveis, são alimentos calóricos, portanto, o consumo diário deve ser moderado.

Estes são só alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a impulsionar uma alimentação mais saudável. Muitos outros não citados aqui trazem mais qualidade e benefícios para o corpo. O importante é manter combinações de bons alimentos, ricos em nutrientes e fibras, para garantir qualidade de vida a longo prazo, e lembrar que nenhum alimento sozinho garante os nutrientes necessários para o corpo. Por isso, quanto mais colorido e variado o prato, melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here