Arquiteta orienta quais são os itens de decoração indispensáveis e que ajudam a amenizar as altas temperaturas.

Com a chegada da primavera/verão, as temperaturas tendem a subir e fica muito difícil lidar com o calor excessivo dentro de casa. Em algumas regiões a situação permanece pelo ano inteiro. Na pandemia, as pessoas têm ficado em casa e, com isso, precisam reestruturar os ambientes para lidar com o clima e ter um ambiente ainda mais aconchegante. Além dos fatores externos, a disposição dos móveis e a escolha de alguns itens de decoração pioram a sensação térmica dentro de casa.

Pensando nisso, a arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress- startup de arquitetura e decoração que inova ao entregar projetos com orçamento total pré-definido pelo cliente e em tempo recorde- preparou algumas dicas para tornar o dia a dia em casa mais agradável com as interferências climáticas. “Coisas simples podem ajudar a diminuir o calor e, de quebra, reduzir os gastos com a energia elétrica. Basta escolher o tecido correto, a disposição dos móveis, as plantas adequadas para o ambiente e aproveitar a ventilação natural”, afirma.

– A utilização de plantas: a utilização de plantas, além de dar uma decoração sustentável e deixar a casa mais arejada, é uma excelente aliada no calor, pois elas aumentam a umidade e facilitam a circulação do ar. Vale lembrar que é preciso saber escolher as mais adequadas para cada ambiente, interno ou externo.

– Cortinas e persianas: esses itens também são essenciais para conter o calor em ambientes internos. As cortinas de rolo funcionam como uma espécie de tela solar e reduzem em até 95% a entrada dos raios solares dentro do cômodo.

– Escolha cores claras: ao escolher cores escuras para paredes e revestimentos automaticamente já se pensa em retenção de calor. Como a ideia é deixar o ambiente mais fresco, aposte em cores claras na varanda, nos quartos, nos locais que pretende refrescar.

– Disposição dos móveis: para gerar ventilação em casa, é preciso deixar o ar fluir sem interferências, então a ideia é criar correntes de ar em casa, tirando do caminho todos os móveis que podem interferir nesse processo. Vale mexer no sofá, nas cadeiras, em tudo que fique no meio desse caminho.

– Os tecidos perfeitos: tecidos mais leves, como o algodão e o linho, ou os sintéticos, são fundamentais para trazer leveza aos ambientes e amenizam o calor. Assim, se você tem um sofá de veludo ou couro, um tapete felpudo, pense em substituir por outros com os tecidos mencionados. Também há a possibilidade de adquirir capas, que também têm essa função e acabam saindo mais em conta.

Para saber mais sobre a ArqExpress, acesse: https://www.arqexpress.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here