A 46ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que será realizado de 13 a 29 de julho de 2018, contará com a participação de 45 grupos. O anúncio oficial dos grupos selecionados ocorreu na sexta-feira, 18 de maio, ao vivo na página do facebook do evento. O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares, apresentou os oito grupos internacionais, oito nacionais, sete regionais e 22 grupos locais que vão apresentar diferentes culturas no palco da diversidade.
Grupo Folclórico Internacional Remembranzas, do Paraguai; Te Roopu Manutaki Culture Group, da Nova Zelândia; Nuestra Danza, do Uruguai; Ballet Folclórico Alma Mexicana, do México; Banda Konis Hupen, da Áustria; Compañía Nacional de Danzas Tradicionales, da Colômbia; Ballet Folklorico Libanes “FIRQAT AL ARZ”, da Argentina, e Conjunto Folklórico y Teatral Kallisaya, do Chile, são os grupos internacionais selecionados para o 46º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
Bumba Boi de Nina Rodrigues, do Maranhão; Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho, Espírito Santo; Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê, de Minas Gerais; Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, do Ceará; Companhia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia, do Pará; Caipirada Capim Canela, de Goiás; Balé Folclórico Sisais, da Paraíba, e Índios Pataxós da Aldeia da Coroa Vermelha, da Bahia, são os grupos nacionais selecionados.
Os representantes regionais no 46º Festival Internacional de Folclore são: Grupo Staburags e Svenska Danser, de Ijuí; CTG Vaqueanos e Dança do Leão e Dragão, de Porto Alegre; Vozes do Porteira, de Novo Hamburgo; Grupo de Danças Folclóricas Famíglia Trentina – Forqueta, de Caxias do Sul, e Folclore Ucraniano Solovey, de Canoas.
As manifestações culturais presentes no Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo serão representadas pelos 22 grupos locais durante o maior evento cultural de Nova Petrópolis. O folclore alemão e o tradicionalista gaúcho, ballet, dança do ventre, música e muito mais vão brilhar na 46ª edição do evento.
“Foi difícil escolher os grupos participantes do Festival Internacional de Folclore de 2018. A organização do evento preza pela diversidade cultural e pela novidade. Por isso, escolhemos diversos grupos que nunca participaram do festival para enriquecer o evento e proporcionar ao público novas experiências culturais. Agradeço aos grupos que manifestaram o desejo de participar do festival e convido a todos para participar em 2019”, enaltece o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares.
O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, em Nova Petrópolis.
Mais informações: facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore; www.festivaldefolclore.com.br. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #FIFNP2018
Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Divulgação | Cultura PMNP e Mauro Stoffel (Chile)