Com o hiato imposto pela pandemia aos eventos, o Sindilojas Caxias levou informação aos associados em 2020 e 2021 por meio de Lives e eventos pela Plataforma Zoom com convidados nacionais e trazendo temas de interesse do varejo, destinados ao comércio.

O avanço da vacinação e a perspectiva de retomada da economia motivaram a aposta na realização do 3º Simpósio Estadual do Varejo em novo formato e com o tema “Consumo local para um mundo global”, atendendo a todas as exigências determinadas pela OMS.

Programada para o dia 18 de novembro, das 12h30min às 19 horas, no Sky Samuara Hotel, esta 3ª edição escolheu nomes locais que são referência em suas áreas e foi concebida em um formato dinâmico para proporcionar a disseminação de informações.

A concepção do 3º Simpósio Estadual do Varejo traz como inspiração o conceito de aldeia global de Marshall McLuhan para explicar a tendência de evolução do sistema midiático como elo de ligação entre os indivíduos num mundo que ficava cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias da comunicação.

Neste sentido, um dos conceitos norteadores do evento é a valorização do que é local: “O relacionamento com o on-line passou por uma aceleração pela pandemia, despertando para o consumo consciente e para a valorização do comércio local como fator de desenvolvimento, o que norteou a nossa escolha tanto pelo tema quanto pelo conceito do evento”, explica a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini. Ela acrescenta que o local vivencia o impacto de uma cultura global diante de uma pandemia iniciada na China com impacto sanitário mundial. Ela ressalta também que “negócios locais geram empregos locais e essas ações refletem na economia global porque está tudo entrelaçado”, finaliza.

O conceito, criado pela Intervene Publicidade, revela que a experiência de viver a pandemia do coronavírus também reacendeu a valorização da cultura de aldeia, em que comprar na vizinhança ajuda na sobrevivência da comunidade, valorizando valores como empatia e solidariedade nesse novo cenário do consumo. Afinal, o comércio precisou se reinventar. Mais do que valorizar o consumo local, o varejo precisa estar preparado para os desafios globais: novos tempos exigem novos olhares sobre o consumo, a sustentabilidade e o futuro dos negócios.

Esse cenário resultou em uma ilustração de cidade (que representa o local) em contraste com o globo em cinco cores distintas que representam as cinco cidades atendidas pelo Sindilojas Caxias. Trazendo leveza para o conjunto, o azul predominante, simbolizando o planeta, a água e expressando a vida, o ar e tudo o que nos inspira a seguir em frente.

Fonte: Intervene Publicidade / Foto: Divulgação