Para quem está com férias marcadas, mas ainda não decidiu para onde viajar, o Vale dos Vinhedos é uma ótima opção. Fora do tradicional roteiro turístico litorâneo, oferece diversos atrativos para crianças e adultos durante o ano inteiro. Paisagens naturais de tirar o fôlego, vinícolas, construções históricas e muito mais podem ser encontrados a pouco mais de 120km de Porto Alegre, uma viagem de cerca de 2 horas de carro.
Nessa rota, destacam-se duas cidades: Bento Gonçalves, que atrai turistas para os Caminhos de Pedra, Maria Fumaça, vinícolas, museus, parque de aventuras esportivas, Casa da Ovelha, Casa da Erva Mate, monumentos históricos e uma gastronomia variada para todos os gostos e bolsos; e Garibaldi, também lembrada por seus vinhos, espumantes e cervejas, além de espaços ao ar livre para fazer piqueniques, por exemplo.
Usuários do cartão Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários podem se hospedar nesses municípios gastando menos. Isso porque o Sesc/RS oferece convênio com alguns hotéis na região. Mais informações para os usuários pelo telefone (51) 3335-7550 e Whatsapp (51) 8914-7415.
Cinco motivos para passar as férias em Bento Gonçalves e Garibaldi:
1 – A proximidade
Distante cerca de 120km de Porto Alegre, uma viagem de 2 horas de carro, Bento Gonçalves e Garibaldi também estão muito próximas uma da outra. São apenas 15 minutos de carro, o que proporciona ao viajante conhecer ambas em um mesmo período de férias.
2 – O Vale dos Vinhedos
Os vinhos do Vale dos Vinhedos, que passa por Bento Gonçalves e Garibaldi, são os únicos do Brasil com o selo Denominação de Origem, o que comprova a excelência do terroir das bebidas produzidas na região. Ao longo do roteiro, é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, museus e muito mais.
3 – Os Caminhos de Pedra
Para quem gosta de conhecer a história, essa é uma boa oportunidade. Com arquitetura preservada, os imigrantes italianos na Serra Gaúcha contam através de seus prédios e monumentos a cultura e os costumes da Itália trazidos para o Brasil e enraizados na região. Os Caminhos de Pedra são considerados Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, têm 12km de extensão e oferecem vários pontos de visitação e observação, como casas centenárias, moinhos, cantinas coloniais e outros.
4 – As paisagens naturais
É impossível não se encantar e querer parar em cada canto da estrada para apreciar as belezas naturais de Bento Gonçalves e Garibaldi. Praças, parques, fazendas e outros locais abrem suas portas para receber visitantes em busca de tranquilidade. É possível fazer piqueniques, ensaios fotográficos ou, simplesmente, tomar um chimarrão apreciando o pôr do sol.
5 – A gastronomia
Vinhos, espumantes e cervejas de qualidade não faltam no roteiro. Para acompanhar, as cidades oferecem o melhor da gastronomia italiana, como massas, pizzas, cucas, polentas, risotos e outras delícias. O Vale é eclético, com comidas típicas de outros países, como a Colômbia, Portugal, Alemanha e, claro, Brasil.
Fonte: SESC-RS