A 32ª Avaliação Nacional de Vinhos, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), destaca-se como a terceira maior da história em número de amostras. A redução em relação às edições de 2022 e 2023 está relacionado à quebra de 30% na safra de uvas deste ano, principalmente na região Sul do Brasil. Ainda assim, o evento reúne 478 amostras de vinhos de sete estados brasileiros – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo –, além do Distrito Federal.
O Rio Grande do Sul, que abriga a maioria das vinícolas do país e responde por mais de 80% da produção nacional, continua a liderar em número de amostras, com 411 enviadas. No entanto, a ABE celebra o aumento gradual das inscrições provenientes de outras regiões produtoras do Brasil, um sinal positivo para o desenvolvimento da viticultura nacional.
“A Avaliação Nacional de Vinhos, como o próprio nome já diz, é de todo o país e ver que vinícolas de diversos estados começam a participar do nosso maior evento é muito gratificante. A Avaliação é o maior momento do vinho brasileiro, atraindo olhares do mundo todo. Estar presente no evento é estar compartilhando a evolução da produção nacional”, destaca o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari.
O presidente comenta, ainda, que a ABE segue intensificando esforços para atrair cada vez mais amostras de outras regiões.
“Nosso objetivo é apresentar a representatividade do vinho brasileiro. Sendo assim, seguiremos firmes em busca de mais e mais vinícolas de outros estados. Apesar de ainda tímida, esta participação vem crescendo e colocando na vitrine vinhos de outros estados”, reforça.
Com as inscrições encerradas, a ABE agora se concentra na coleta das amostras, um processo rigoroso realizado por uma equipe de mais de 30 profissionais, majoritariamente enólogos. Algumas amostras percorrem até 3.378 km para chegar a Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho e sede do evento.
A coleta segue até o dia 23 de agosto, seguindo um padrão rigoroso que garante a integridade de cada amostra. As garrafas, sem rótulo e identificadas apenas por um código, são cuidadosamente embaladas e transportadas para o local do evento, onde serão armazenadas até a fase de Degustação de Seleção, prevista para o início de setembro.
Para o grande momento do vinho brasileiro, que acontece no dia 19 de outubro, em Bento Gonçalves, serão disponibilizados 800 ingressos ao público, que poderá conferir de perto a representatividade da safra. A venda de ingressos começou nesta terça-feira, dia 13 de agosto, pelo site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/.
Amostras por Estado:
- Bahia – 15
- Distrito Federal – 18
- Goiás – 01
- Minas Gerais – 04
- Paraná – 03
- Rio Grande do Sul – 411
- Santa Catarina – 08
- São Paulo – 18