Caxias do Sul recebe exposição Santo de Barro Não Faz Milagre, de Daniela Antunes

0

No período de 04 de fevereiro a 10 de abril, a Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho recebe a exposição de esculturas de São Francisco de Assis, sob o olhar da artista Daniela Antunes.

De acordo com a escultora, “modelar é dar vida à matéria. É juntar os elementos necessários com a inspiração do artista para tornar o material rústico em poética da criação. É torná-lo digno de sua existência, de sua materialidade e de sua exibição para com os outros.” Considerado um dos santos católicos mais cultuados da história, São Francisco de Assis torna-se protagonista nesta exposição.

Percorrendo os caminhos de diversas regiões do país e conhecendo a expressão de diferentes culturas, a escultora mescla em seu processo criativo as peculiaridades e o conhecimento destes locais em sua obra, com grande simbologia adquirida com o conceito barroco e as inspirações dos mestres nordestinos. Além da busca pelo conhecimento artístico destes pontos históricos, Daniela acentua sua criação aos longos anos de convívio com seu professor e Frei Capuchinho, Celso Bordignon, diretor do Museu dos Capuchinhos do RS, instituição onde realizou no ano de 2018 a exposição intitulada de Religare.

A exposição, que conta com aproximadamente 10 obras em cerâmica terracota nas tonalidades preta e marfim, modeladas manualmente, conduzirá os espectadores ao lado mais sensível e humano de São Francisco, remetendo ao cuidado aos animais e à natureza. A mostra apresenta à comunidade não apenas a arte da escultora caxiense, mas cria com firmeza a demonstração de fé, de amor, de cuidado e respeito aos outros e a nós mesmos. Respeitar a existência humana e dos demais animais, e cultivar a vida em nosso planeta.

Serviço
Exposição “Santo de Barro não faz milagre” de Daniela Antunes
Visitação: 04 de fevereiro a 10 de abril de 2022
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana: 16h às 22h; e sites.google.com/view/uavdigital