Foto: Divulgação/Crédito Fabiane Marchesini

“De um  agosto que lembro” é o tema escolhido pelo Festival Internacional de Folclore para celebrar o centenário de emancipação política de Nova Prata. A 20ª edição, preparada especialmente para o aniversário da cidade, promete surpresas e vai agitar a rotina do povo pratense e dos municípios da serra gaúcha durante os dias de programação.

Os ingressos para as cinco noites de espetáculo, que são o ápice do evento, já estão à venda de forma online pelo site do Festival. Lá, no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, o público será presenteado com performances inéditas, preparadas pelos grupos folclóricos competidores – companhias de dança de renome e premiadas em competições mundiais – que dividirão o palco do Festival com o anfitrião do evento, o Bailado Gaúcho, e com outros grupos locais.

Durante os dias de evento, quem passar por Nova Prata também vai poder desfrutar de  uma programação paralela gratuita que, mais uma vez, vai transformar, alegrar e colorir as ruas da cidade. De 7 a 11 de agosto, o mundo se reúne em Nova Prata para celebrar a arte, a dança e a música e a cidade se prepara para mostrar aos turistas e aos convidados internacionais tudo que a serra gaúcha tem de melhor: a gastronomia, o comércio, o artesanato e, especialmente, a hospitalidade.

Venha Viver o Festival

A 20ª edição do Festival acontece na semana em que Nova Prata celebra seu aniversário de 100 anos. Da cenografia até a decoração das feiras, tudo foi pensado e preparado para envolver o público, aguçando os sentidos e convidando-o a mergulhar no tema do evento. O Festival promete experiências incríveis que vão encantar os visitantes.

Para aproveitar ao máximo a atmosfera festiva e cultural é preciso vir com tempo: visitar as Feiras de Artesanato, da Agroindústria, do Livro, do Comércio e da Gastronomia, que acontecem no centro da cidade e ficar atento à programação. Quando menos se espera, uma caminhada pode se transformar em um mergulho na cultura de outros povos.  Isto porque os grupos internacionais visitantes também se apresentam durante o dia, em palcos alternativos montados junto às feiras.

E, para fechar a experiência do Festival com chave de ouro, o turista precisa, é claro, assistir ao menos a uma das noites de competição. É lá, no palco principal do evento, que os grupos mostram as suas melhores performances. Está confirmada a participação de delegações vindas da África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Hungria, México e Federação Russa.

Projeto Escola

O Projeto Escola faz parte da programação do Festival desde a sua primeira edição e o seu objetivo é que a comunidade escolar e assistencial de Nova Prata possa aproveitar ao máximo o tema escolhido e as visitas internacionais, transformando-os em conteúdo a ser explorado nas atividades curriculares. Segundo o coordenador do Projeto, Roberto DallAgnol, neste ano, os educadores  puderam desenvolver projetos com seus alunos sobre o centenário de Nova Prata, os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães, os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e as questões políticas, econômicas, sociais e culturais que envolvem o BRICS.

É claro que o ponto alto do Projeto são as visitas dos grupos internacionais às escolas, que, neste ano, acontecem nos dias 08 e 09 de agosto. No encontro, os dançarinos são recebidos com muito amor pela comunidade escolar e as crianças são brindadas com um riquíssimo intercâmbio cultural.

Mais de 9 mil estudantes de Nova Prata e região são atingidos, todos os anos, pelas ações do Projeto Escola e pelas atividades promovidas na Feira do Livro, como peças teatrais e contação de histórias.

Celebração pela Paz

A Celebração pela Paz, evento ecumênico, tradicional na programação do Festival, acontecerá no domingo, dia 11 de agosto, às 10h, na Igreja Matriz, e contará com a participação de representantes de várias crenças religiosas, além das manifestações trazidas pelos grupos estrangeiros em forma de dança e música.

Nesta edição, a celebração acontece no dia em que Nova Prata comemora seu centenário de emancipação política e, por isso, a comunidade pratense e os visitantes serão convidados a celebrar os 100 anos vividos e a refletir sobre os próximos 100, num momento de fé e religiosidade.

Conferência Internacional FIDAF

Pelo quarto ano consecutivo, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata sedia a Conferência da FIDAF – Federation of International Dance Festivals.

Trata-se de um evento ímpar, dedicado ao debate sobre arte e cultura, que será realizado no dia 10 de agosto de 2024, às 14h30, na Câmara de Vereadores de Nova Prata.

Neste ano, a temática da conferência será “Economia criativa e a manutenção das atividades turísticas e culturais”. No palco, o tema será conduzido por convidados nacionais e internacionais, num momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta, após a sua maior tragédia climática, o desafio de retomar o turismo e os eventos culturais que são a base econômica de muitos dos seus municípios.

A conferência é destinada ao público local e regional, às Secretarias de Cultura e Turismo, entidades e grupos culturais, empreendedores do setor e demais interessados. A inscrição, prévia e gratuita, deve ser feita pelo endereço: https://forms.gle/9cYStgfAvR5VUorz5.

Para André Nedeff, presidente do Festival, a realização da 20ª edição neste momento em que o nosso Estado ainda sente fortemente as consequências da maior enchente da história, muito mais do que um desafio, é uma missão. “O Festival movimenta o comércio, gera empregos, fomenta o turismo mas, acima de tudo, o Festival traz alegria. E devolver o sorriso ao povo gaúcho será, certamente, a maior recompensa para cada artista, patrocinador ou voluntário que, à sua maneira, contribuir para que o evento aconteça”, conclui.

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata foi declarado Festival Honoráio da FIDAF após ter sido eleito quatro vezes consecutivas como o melhor do mundo e é considerado pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (ATUASERRA) como o maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho.

Serviço:
O Festival acontece de 07 a 11 de Agosto de 2024, em Nova Prata.
Feiras e eventos paralelos têm entrada gratuita e acontecem no centro da cidade.
Ingressos para as noites de espetáculo já estão à venda em  www.fifnp.com.br. A partir do dia 20/07 também poderão ser adquiridos  no Comercial Casa Boito (esquina Av. Presidente Vargas com Fernando Luzatto, 165),  em Nova Prata.
Ingresso Solidário: levando um quilo de alimento não perecível, o valor da entrada fica menor. Os preços finais variam de R$ 20,00 a R$ 35,00.