Em tempos de pandemia, a reinvenção é fundamental. Foi partindo desse pressuposto que a Mostra Tem Gente Teatrando, que reúne semestralmente as montagens presenciais dos alunos da escola, ganhou uma versão virtual.

A “1ª Mostra TGT Em Casa” disponibilizará nas redes sociais da Tem Gente Teatrando os trabalhos audiovisuais desenvolvidos remotamente pelos alunos dos cursos semestrais e profissionalizante.

A partir do dia 13 de julho, os “experimentos de teatro reinventado” poderão ser assistidos nas redes sociais da Tem Gente Teatrando (Youtube, Facebook e Instagram). As produções ficarão disponíveis por tempo indeterminado.

Desde o dia 16 de março, as turmas fazem seus encontros utilizando a plataforma Google Meet. Os professores Daniel Colin e Fábio Cuelli tiveram o desafio de adaptar as aulas para o virtual e criar um novo formato de interação entre os alunos. As criações do semestre tiveram como tema “O Clássico Revisitado”.

Sem a presença física de alunos, equipe e público, por enquanto, a Mostra Tem Gente Teatrando ganha novo formato e novas proporções. Porém, assim que seguro e possível, os alunos retomarão o contato presencial e farão a montagem prevista dos espetáculos.

Com 5 produções audiovisuais caseiras, a “1ª Mostra TGT em Casa” contará com os seguintes “experimentos de teatro reinventado”:

Turmas do curso semestral:
Mátria
Orientação: Fábio Cuelli
A partir de improvisações, a turma, formada apenas por meninas, criou uma dramaturgia autoral baseada no papel feminino na sociedade. O experimento de teatro reinventado traz a atmosfera do texto criado durante o período de isolamento social.

Médico à Força
Orientação: Daniel Colin
O texto “Médico à Força”, de Molière, serviu como base para a experimentação dessa turma. Na comédia, as histórias de um lenhador que se passa por médico e de uma filha que se finge de muda para não casar, entrelaçam-se, proporcionando uma divertida e intrincada trama entre as personagens.

Tartufo
Orientação: Daniel Colin
Este experimento teatral reinventado apresenta as personagens do espetáculo Tartufo, de Moliére. Na trama, o falso beato Tartufo engana o nobre Orgon e sua mãe, Sra Pernelle. Infiltrado na casa, Tartufo gera confusões e engraçados desentendimentos.

Turmas do curso profissionalizante:

A Terra Queimada de Sol
Orientação: Fábio Cuelli
A partir do primeiro ato do texto “Uma Mulher Vestida de Sol”, de Ariano Suassuna, os alunos desenvolveram uma narrativa audiovisual que coloca o público em contato com esta tragédia nordestina, baseada na briga entre duas famílias pela posse de terras.

Omito, entre Anjo e Diabo
Orientação: Fábio Cuelli
Partindo do estudo do teatro clássico brasileiro, os alunos criaram uma narrativa audiovisual do trecho inicial do texto Roda Viva, de Chico Buarque. Escrita no final da década de 1960, a trama proporciona uma reflexão acerca da sociedade de consumo.

Serviço:
O que: 1ª Mostra TGT Em Casa – Experimentos de teatro reinventado
Quando: a partir do dia 13 de julho (vídeos disponíveis por tempo indeterminado)
Onde: nas redes sociais da Tem Gente Teatrando (instagram, facebook e youtube)

Instagram: https://www.instagram.com/temgenteteatrando/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/temgenteteatrando/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtTfVV3Otreh9HTf54xwxZg
Quanto: gratuito
Mais informações: (54) 9 9169.7586

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here