Nesta edição, o Passaporte da Leitura contou com 11 escritores, 44 escolas e no total foram distribuídos 924 livros. O passeio pelas obras de Anabella Lopez, Elaine Pasquali Cavion, Gláucia de Souza, Márcio Vassallo, Marta Lagarta, Otávio Júnior, Pedro Guerra, Renato Moriconi, Rosa Amanda Strausz, Simone Saueressig e Volnei Canônica, iniciou no mês de agosto, começando com a leitura, mediada em sala de aula, e culminou em outubro, quando os leitores se encontram com os autores, na 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Mais de três mil estudantes participaram do projeto que foi realizado no Teatro Pedro Parenti.
Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 186 mil estudantes, 224 autores, vindos de diferentes partes do Brasil, e distribuiu mais de 14 mil livros a cerca de 591 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages – Associação Gaúcha de Escritores na categoria “melhor ação de promoção da leitura”.
Já a 15ª Maratona de Contação de Histórias, que recebeu mais de mil pessoas, teve como tema “Nas histórias nos encontramos com outras culturas”, possibilitando o encontro com a magia dos contos, nas vozes de renomados contadores de histórias como Bárbara Catarina, Gabito, Sonia Luz, Gica Conta e Zéh Henrique. Teve animação cultural com Roger Castro, e a sonoplastia ficou a cargo da Amiga do Livro Aline Luz e de Mirta Gomez.
A contação de histórias é o processo de envolver a criança e o jovem, de modo que os mesmos se integrem nos personagens, sintam a história de perto. Para que esse processo tenha êxito é necessário que seja formalizado pelo professor e/ou agentes de leitura.