Escovar os dentes e passar fio dental, parar de fumar e comer bem, são coisas fundamentais para a saúde da língua. Entretanto, é normal e inofensivo que a língua apresente, de vez em quando, inchaço, manchas brancas e até feridas, que devem se curar sozinhas. Caso um desses sintomas não desapareça, pode ser sinal que você tenha outro problema de saúde.

Sapinho
Sapinho é uma infecção causada por um fungo que deixa manchas brancas na língua e dentro da boca. As manchas podem inchar e serem dolorosas, mas podem ser tratadas por um medicamento anti-fungo prescrito por um médico.

Língua pilosa
A língua pilosa ou língua peluda, ocorre quando as papilas filiformes se formam na língua. Essas bactérias milimétricas em forma de cone se parecem com pelos e são o resultado do crescimento de bactérias na boca causado pelo hábito de fumar ou por má higiene bucal.

Língua negra pilosa
Como a língua pilosa, a língua negra pilosa é causada pelo crescimento de bactérias devido a má higiene bucal, uma dieta líquida, baixa produção de saliva ou efeitos colaterais de medicamentos. Isso pode ser tratado apenas escovando a língua (e os dentes). Mas, converse com um médico caso suspeite de que algum medicamento que você esteja tomando (como antibióticos) possa estar causando isso.

Síndrome de Kawasaki
Uma língua vermelha brilhante, especialmente se parecer como um morango, pode ser um sinal da síndrome de Kawasaki, uma doença rara que inflama os vasos sanguíneos. Também pode ser um sintoma de escarlatina. Se a língua estiver vermelha, lisa e dolorosa, pode ser que você não esteja ingerindo vitaminas B3 (como a niacina) o suficiente.

Dano no nervo
Se sua língua tem uma sensação de queimação, mas você não ingeriu nenhuma comida picante — e se a queimação for prolongada — isso pode ser um sinal de dano de nervo na língua. Isso também pode ser boca seca, infecções, refluxo ácido ou diabetes.

Deficiência de vitaminas
Se a superfície da sua língua estiver anormalmente lisa, isso pode ser o sinal de falta de certas vitaminas, incluindo ferro, ácido fólico ou vitamina B12. Se você usar dentaduras, elas podem ser as culpadas.

Afta ou Lesão bucal
Quase todo mundo teve afta pelo menos uma vez na vida. Ela é comum e ocorre quando a língua fica irritada com o aparelho dentário, comida áspera ou falta de escovar e passar fio dental. A afta deve desaparecer em alguns dias. Se não, verifique com o seu médico se não são cancerígenas.

Infecção
A dor na língua deve passar naturalmente em um dia ou dois. Se não, é importante que você veja seu dentista ou médico. Dor na língua pode ser o resultado de falta de ferro, uma infecção, um vírus ou outros problemas mais sérios, como câncer.

Macroglossia
Macroglossia é quando a língua cresce de forma anormal. A diversos casos, incluindo problemas congênitos, como a Síndrome de Down. Por uma língua grande, que não seja de nascença, a causa do aumento pode ser grave, como o resultado de um trauma, tumores ou outros tipos de anomalias.

Língua fissurada ou língua escrotal
Língua fissurada é um tipo normal de língua, e as pessoas que a tem nasceram com ela. O problema com elas é que a comida e as bactérias podem ficar presas nos sulcos mais profundos da língua. Escovar e passar fio dental pelo menos uma vez ao dia é importante. Aqueles que tem esse tipo de língua podem escolher usar um raspador de língua ou um anti-séptico bucal.

HPV
O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Algumas deformações aumentam drasticamente o risco de pegar câncer, seja do colo do útero ou da boca. Sintomas do câncer de orofaringe, que é causado pelo HPV, pode incluir dores de garganta que não desaparecem, dores de ouvido, inchaços nos gânglios linfáticos, dores na hora de engolir e perda de peso.

Câncer de boca ou Câncer bucal
O câncer bucal é sério e os sintomas incluem dor, uma mudança na voz e problemas para engolir. A diversas causas para câncer de boca, incluindo o vírus do papiloma humano, uma infecção sexualmente transmissível. Certos tipos de HPV aumentam a chance de desenvolver o câncer. Outras causas que aumentam o risco de pegar esse câncer são fumar, beber e não cuidar dos dentes e das gengivas.

Doença de mão, pé e boca
Uma comum e altamente contagiosa infecção infantil é a doença de mão, pé e boca. Feridas dolorosas se desenvolve na língua e dentro da boca, bem como nas mãos e nos pés. Não existe um tratamento específico, além de descanso e tempo.

Alterações hormonais
Hormônios afetam tudo, incluindo a língua. Menstruação, menopausa e alterações hormonais devido ao envelhecimento podem aparecer na língua. Em torno do período de menstruação, a produção de progesterona pode aumentar, causando aftas. Durante a menopausa, as mulheres podem passar por bocas secas, alterações no paladar, doença na gengiva ou dificuldade para engolir — tudo isso devido à diminuição na produção de saliva.

Alergias
As pessoas que sofrem com alergias, seja pelo ar ou por alimentos, podem vivenciar reações diretas na língua. Pessoas com rinite alérgica geralmente sente um formigamento na língua. Aqueles que ingerem algo de que são alérgicos podem sentir um comichão ou um inchaço na língua.

Neuralgia
Dor intensa na parte de trás da língua é um sintoma comum de neuralgia, um funcionamento defeituoso de um importante nervo craniano. A dor é geralmente breve e ocorre intermitentemente. A causa ainda não é muito bem conhecida, mas pode ser devido a uma artéria que esteja pressionando o nervo.

Líquen plano oral
Líquen plano oral é uma condição inflamatória cronica que faz com que a mucosa dentro da boca se separa em um padrão de rendas na bochechas e na língua. Não é contagioso. É causada por um distúrbio auto-imune. Aqueles que têm líquen plano podem sentir dores ou desconforto, ou sangramento e irritação na hora de escovar os dentes.

Fonte: MSN/ Foto: Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here