Como definir quais os melhores projetos de design de 2021? HAUS utilizou como termômetro o resultado da primeira edição do prêmio Design for a Better World Award, que deu destaque para soluções que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor. Dos 47 laureados pela premiação criada pelo Centro Brasil Design (CBD), instituição brasileira que fomenta o design, selecionamos 18, que consideramos as melhores propostas de 2021. Confira!

Tempo de Cuidar, por Stellantis & Cooperárvore
Para comemorar os 15 anos da Cooperárvore — uma cooperativa de moda sustentável que empodera e gera renda aos moradores do bairro Jardim Teresópolis, em Betim (MG), por meio da economia circular — o time de designers da Stellantis colaborou na criação de uma nova coleção de estampas.

Embalagem consciente, por Americanas, West Rock e LAJE
As caixas do e-commerce foram recriadas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover a economia circular. A nova caixa do projeto Embalagem + Sustentável conta com uma redução de 29% do uso de papelão, de 50% no uso de fita, zero plástico e papelão 100% certificado.

Cadeira Água, por Du Design e Plataforma 4
Um case de economia circular, com uso racional da uva do Japão utilizada na estrutura e no encosto da peça. Os resíduos de sua produção são encaminhados para uma cooperativa de agricultura urbana que utiliza o substrato na produção de cogumelos e como compostagem em uma horta.

YVY Brasil, por Yvy Brasil e DDID
Yvy Brasil é um kit de limpeza composto por um recipiente-borrifador reutilizável e cápsulas de química verde concentrada. Desenvolvidos a partir de fontes naturais, os produtos do kit são eficazes, sustentáveis e contam com certificação da ABNT. Tem a missão de limpar sem petroquímicos.

Fazenda Urbana, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba
Uma fazenda sustentável, com composteiras, estufas e jardins de mel, onde a população tem acesso a conhecimento sobre segurança alimentar e nutrição. Ela atua como uma escola de agricultura e nutrição de caráter prático e demonstrativo.

Fusion Wheel, por DXID
Uma solução simples, de baixo custo produtivo e funcional para que pessoas que usam cadeiras de rodas possam fortalecer os grupos musculares superiores em qualquer ambiente. O Fusion Wheel permite a prática de mais de 100 tipos de exercícios físicos.

Composteira Humi, por Morada da Floresta
A composteira Humi foi criada para facilitar a compostagem doméstica. É compacta, intuitiva e não produz odores. Criada a partir de material 100% reciclado, ela é capaz de compostar de 2 a 4 kg/dia de resíduos orgânicos.

Lampe, por Bruno Furlan, Gabriel Amorim, Isabela Priante, Isabela Rodriguez, João Andrade, Matheus Gerard e Thiago Murakami
Um projeto de design de embalagens que rompe os limites de leitura, tornando embalagens de café e leite mais inclusivas. Essa é a proposta da “Lampe: Matinais Inclusivos”.  Com QR code, relevos e braille, as embalagens garantem que o momento do café da manhã seja de maior independência para pessoas com deficiência visual.

Solo Embalagens, por Mateus Viana, Ana Clara Nunes e Yago Bunim
A folha seca da palmeira — resíduo abundante da agricultura brasileira — é o único material utilizado para a criação desta embalagem biodegradável e compostável, uma solução ecológica e viável.

Hilab – Teste laboratorial remoto, por Hilab
Para acessibilizar a saúde, o Hilab realiza uma série de exames — incluindo Covid, teste de gravidez e dengue — com apenas uma gota de sangue, e com resultados em apenas 20 minutos. Este projeto  já levou sua tecnologia até mesmo a locais remotos, como às aldeias indígenas Kayapó.

Jubarte, por Chelles & Hayashi Design
O projeto Jubarte visa, por meio de um drone criado para operar em mar aberto, coletar partículas de plástico que, além de causar poluição, também matam animais marinhos. Neste projeto, a criação de produtos a partir do plástico removido do oceano se torna também fonte de renda extra para comunidades de pescadores.

Sustentare, por Isabela Matos Passarini
O projeto Sustentare emprega o ecodesign e o design circular para realizar o reaproveitamento dos resíduos de um produto bem brasileiro: a castanha do Brasil. Assim, surge um biomaterial de baixo custo energético de produção, voltado para fabricação dos mais variados objetos.

OHC – Análise respiratória em casa, por Lucas Couto
OHC é um medical device domiciliar que realiza a análise da respiração do paciente, indicando estágios primários de câncer, doenças do fígado, problemas respiratórios e situação do metabolismo. Seu design pouco lembra a estética dos dispositivos médicos, removendo o estigma de equipamentos médicos.

Linha Escora, por Estúdio OBJ + Um Mundo
A sustentabilidade está no DNA da Linha Escora, uma linha de móveis modulares desmontáveis, compostos por acessórios produzidos a partir da reutilização de resíduos. A inspiração veio da releitura dos andaimes, e os móveis são montados apenas por encaixes, sem ferramentas ou parafusos.

Estojo de maquiagem inclusivo, por Tabita Costa Knaack
O produto conta com informativos em Braille e QR Code para trazer mais qualidade de vida e autonomia para pessoas cegas ou com deficiência visual no momento da maquiagem.

Bonafont Naked, por Danone Águas, Bendito Design e Estratégia
Plástico PET reciclado — e só. A garrafa Naked Bonafont é a primeira garrafa 100% sem rótulo de Bonafont feita totalmente de plástico PET reciclado proveniente dos próprios galões da marca, transformando e completando seu ciclo sustentável.

Hexycle, por Estúdio Marte
Padrões tradicionais colapsáveis de origami foram a base para a solução de design do sistema Hexycle, uma embalagem multifuncional para o transporte, armazenagem e descarte adequado de bens de consumo. O Hexycle leva em sua composição papel 100% reciclado, cola biodegradável e tintas e ceras orgânicas.

Tênis Sosi Ecoar, por Piccadilly Company
Cada par de tênis So.Si Ecoar é feito com 3,5 garrafas PET recicladas, palmilha sustentável e sem origem animal, além de resíduos recuperados da indústria têxtil. O calçado também privilegia o design e o conforto, e é muito prático de calçar.

Fonte: Gazetadopovo / Conteúdo editado por: Sharon Abdalla / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here