Foto: A banda Jazz Cinamonn animou a abertura oficial do evento/Crédito Cleiton Thiele/Serra Press

Na quinta-feira (10), aconteceu a cerimônia oficial de abertura do 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Até o dia 20 de outubro, o Lago Joaquina Rita Bier será o endereço do evento que oferece estações de comida de rua, bar de chope e bar de drinks, cave de vinhos e uma programação intensa de atrações culturais gratuitas, oficinas e bate-papos.

O presidente da Abrasel-Hortênsias, Marcelo Wazlawick, celebrou o evento. “Hoje celebramos não apenas o 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. A gente celebra um evento que é nosso, um evento que é de Gramado, um evento que é dos gramadenses. Celebramos a boa mesa, celebramos as histórias em família, celebramos aquilo que a gente sabe melhor fazer. Celebramos a vontade de fazer acontecer sem medo de errar. Hoje também celebramos a ousadia, a coragem e todo o apoio da Gramadotur, o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado, o apoio Abrasel e de todos os associados que juntamente conosco fazem acontecer esse evento”, disse Wazlawick.

Depois de 15 anos sendo realizado pelo poder público, este ano o festival tem realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Região das Hortênsias. A presidente da Gramadotur, autarquia municipal que realiza os eventos oficiais da cidade, destacou a parceria do poder público e privado para a viabilização do festival.

Após a cerimônia, a banda Jazz Cinnamon fez o primeiro show do palco que irá receber mais 27 apresentações gratuitas durante os próximos dez dias. A partir de hoje até o dia 20, o 16º Festival de Cultua e Gastronomia passa a funcionar diariamente das 11h às 22h. A programação completa e o cardápio do evento estão disponíveis em www.festivalgastronomiagramado.com.br.

Crianças da EMEF Nossa Senhora de Fátima participam de oficinas nesta sexta-feira (11)
Nesta sexta-feira, dia 11, antecipando as comemorações do Dia da Criança, o 16º Festival de Cultura e Gastronomia abre espaço para a garotada em duas oficinas especiais. Duas turmas da rede municipal de ensino, da EMEF Nossa Senhora de Fátima, vão aprender a fazer um prato doce e um salgado, com auxílio da chef Arika Messa e da professora Sandra Weiss Barth, do Senac RS.

A primeira oficina acontece às 13h45, a segunda às 15h15, ambas com 20 alunos participantes. Os pratos escolhidos foram Nhoque Rio-grandense e Cupcakes de chocolate.

As oficinas da programação do festival são gratuitas e realizadas em colaboração com o Senac-RS e a UCS. As próximas acontecem dias 18 e 20 de outubro, sempre no turno da tarde, as vagas são limitadas e a ocupação é por ordem de chegada.

16° FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO
De 10 a 20 de outubro em Gramado
Onde: Lago Joaquina Rita Bier – Centro de Gramado
Site: https://festivalgastronomiagramado.com.br/