A próxima quinta-feira, 13 de junho, marca o dia festivo da 146ª Festa de Santo Antônio em Bento, que se configura como a festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Os festejos de 2024 têm como lema: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade” baseado na Campanha da Fraternidade deste ano que refletiu sobre “Fraternidade e Amizade Social”.

Para às 06h está programada a alvorada festiva, com o toque dos sinos do Santuário. As Missas serão celebradas às 07h, 08h30min, 10h, 15h e 18h. Às 15h, a Missa será campal e presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, seguida de procissão com o Padroeiro pelas ruas centrais da cidade. Às 18h, a Missa em ação de graças também marcará a apresentação dos casais festeiros de 2025. Todas as Missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e diversas rádios e canais de televisão. Às 10h, a celebração terá transmissão ao vivo pela TV Canção Nova Rio Grande do Sul – Canal 41,1 digital.

Ao meio-dia, no Salão Paroquial, será servido o almoço festivo. Restam ainda alguns ingressos ao valor individual de R$ 80,00. Eles podem ser adquiridos com os casais festeiros e festeiros jovens da 146ª Festa Santo Antônio e na Secretaria Paroquial. O cardápio terá: sopa de capeletti, lesso, piem, churrasco, frango, salada verde, maionese e pão, além de vinho branco e tinto, refrigerante 600ml, suco, água com e sem gás e sagu com creme, de sobremesa.

No pátio do Santuário Santo Antônio, equipes estarão distribuindo os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Ao todo, 30 padarias e supermercados da cidade farão a doação dos 48 mil pãezinhos que estarão à disposição dos fiéis. Além disso, os frades franciscanos estarão à disposição para bênçãos individuais e confissões.

Programação do dia 13 de junho | Quinta-feira | Todas as Missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio

  • 06h – Alvorada Festiva com o toque dos sinos
  • 07h – Missa no Santuário Santo Antônio
  • 08h30min – Missa no Santuário Santo Antônio
  • 10h – Missa no Santuário Santo Antônio (TV Canção Nova RS – Canal 41,1 Aberta)
  • 12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial
  • 15h – Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio
  • 16h – Procissão com a imagem de Santo Antônio (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio)
  • 18h – Missa em ação de graças no Santuário Santo Antônio, com apresentação dos festeiros de 2025

Trânsito da 146ª Festa de Santo Antônio

Na noite da quarta-feira, 12 de junho, às 19h, serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal, das 15h, e procissão no dia 13. As faixas da esquerda e o acesso à Rua Assis Brasil estarão liberados. O acesso local dos moradores e clientes do Shopping Bento está assegurado antes e após a celebração, com término previsto para às 17h do dia 13.

A partir das 14h, bloqueio total das ruas Júlio de Castilhos/Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro/Saldanha Marinho e Dr. Antunes/Barão do Rio Branco, para realização da Missa campal das 15h e posteriormente a procissão. Durante a Missa solene, o acesso será somente em casos de emergência. A liberação completa da via está prevista para às 22h do dia 13 de junho, quinta-feira.

O estacionamento do Santuário Santo Antônio estará bloqueado, para a logística dos fiéis que irão participar das celebrações.

Segurança para o Dia Festivo
O Dia Festivo terá acompanhamento de 55 agentes das forças de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Guarda Civil Municipal (GCM), bem como a Brigada Militar e a Polícia Civil, além da vigilância privada da Paróquia.

Além disso, as secretarias da Saúde, com a cedência de ambulância e equipe de enfermagem, de Cultura, com a cedência do palco, Viação e Obras Públicas, com a montagem da estrutura, Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, com a logística de trânsito, de Meio Ambiente, com a limpeza, bem como a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.

Em caso de chuva, a programação de Missas permanece, sendo realizada a celebração campal no interior do Santuário e cancelada a procissão.