Dia Festivo foi marcado pelas diversas celebrações, todas transmitidas pelas redes sociais, Missa campal, almoço de confraternização e chuva de pétalas de rosa que abençoaram a cidade de Bento Gonçalves; na Missa de Ação de Graças foram apresentados os festeiros da edição de 2023
“Como Santo Antônio, fala com sabedoria, ensina com amor”, do livro dos Provérbios, capítulo 31, versículo 26, inspirado na temática da Campanha da Fraternidade 2022, foi o lema da 144ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves, que teve sua culminância nesta segunda-feira, 13 de junho. O Dia Festivo foi marcado pela alvorada festiva, com o toque dos sinos no Santuário Diocesano de Santo Antônio e nas comunidades, e uma programação intensa de cinco Missas, retomada da celebração campal e da procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais e do almoço de confraternização.
Ao longo do dia, mais de 8 mil pessoas passaram pelo Santuário Santo Antônio. Para se ter uma base, mais de 700 pessoas estiveram em cada Missa, no interior do Santuário, num total de mais de 2,8 mil pessoas.
O ponto alto das celebrações ao Padroeiro de Bento Gonçalves foi a Missa das 15h, com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. A celebração aconteceu em frente ao Santuário Santo Antônio, e reuniu mais de 5 mil devotos, segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública, além de diversos padres, religiosas, ex-festeiros e lideranças. Em sua mensagem inicial, o bispo colocou suas intenções, por intercessão de Santo Antônio. “Trago no altar do Senhor, a vida de todos vocês, o povo de Deus desta cidade, os devotos de Santo Antônio, os festeiros que se dedicaram para concretizar estes festejos, os doentes, os jovens e os desempregados. Diante da ternura e do amor de Santo Antônio para com Jesus, queremos colocar no altar a vida com todas as suas realidades”, pontuou, ao recordar também o trabalho e a missão do padre Júlio Antônio Giordani, 90 anos, que residia na Paróquia e faleceu no início do mês de maio.
Ao final da Missa, aconteceu a procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas centrais de Bento, com a distribuição de 2,5 mil balões personalizados. Quando o cortejo retornava para o Santuário Santo Antônio, o padre Luís Carlos Conci, a bordo de um helicóptero, abençoou a cidade com a relíquia do Padroeiro. Da aeronave caiu uma chuva de mais de 18 mil pétalas de rosas brancas, abençoadas no sábado, dia 11, como sinal visível da bênção. O sobrevoo foi ofertado por um casal devoto de Santo Antônio.
Todas as Missas foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e milhares de pessoas puderam celebrar a devoção que é a mais antiga da Imigração Italiana, com 144 anos de história, em suas casas. Num levantamento que leva em conta as transmissões da Trezena de Santo Antônio, de 31 de maio a 12 de junho, 16 mil aparelhos estiveram conectados nas plataformas da Paróquia, e outros milhares nas rádios, portais e canais de televisão. Mais de 380 mil pessoas foram alcançadas pelo conteúdo online produzido com a temática dos festejos, além do público que acompanhou de forma presencial as visitas às comunidades, paróquias e entidades, bem como as celebrações da Trezena e do Dia Festivo. Somente no dia 13, mais de 8 mil aparelhos estiveram ao vivo acompanhando as celebrações festivas.
A Festa de 2022, edição de número 144, deixa um legado de cuidado com a educação e valorização histórica. Ao todo, foram 15 escolas das diversas redes de ensino que foram visitadas com a imagem do Padroeiro, sendo que algumas em diversos turnos. Além disso, a Trezena reuniu as escolas e entidades de inclusão de Bento Gonçalves que, a cada noite, construíram a “Árvore da Vida”, montada junto ao altar do Santuário Santo Antônio.
Em 2022, a Paróquia Santo Antônio retomou a história: realizou toda a programação social de forma presencial, com os jantares, demais ações e o almoço de confraternização, neste dia 13 de junho, que reuniu mais de 500 pessoas, no Salão Paroquial.
Já na Missa das 18h, a celebração em ação de graças pelo êxito da 144ª Festa de Santo Antônio, o casal coordenador dos festeiros, Mônica Bandeira Bianchi e Cleiton Bianchi, fizeram o agradecimento a todas as equipes e comissões que, juntamente com os festeiros e festeiros jovens, concretizaram os festejos de 2022. “Foram calorosos abraços da alegria do reencontro, que tivemos nesta edição dos 144 anos de Festa. Tivemos o privilégio de viver esse clima de retomada e nos dá orgulho de ver pessoas tão dispostas a ajudar, a colaborar pelo sucesso desta festa que é de toda cidade de Bento Gonçalves. Nossa imensa gratidão a todas as equipes que nos apoiaram incondicionalmente para que tudo se realizasse, quantos aprendizados tivemos, quanto seres humanos melhores nos tornamos”, salientou o casal.
Antes do anúncio dos festeiros da edição de 2023, o pároco, padre Volmir Comparin, enalteceu todo o trabalho realizado na Paróquia e fez questão de agradecer os diversos serviços que colaboraram para celebrar a 144ª Festa de Santo Antônio e completou: “O que tem de se dizer nesta hora: muito obrigado. Que tudo isso que aconteceu nesta 144ª Festa de Santo Antônio seja entregue nas mãos de Deus. São tantos e belos os sinais de amor pela Igreja e por esta devoção a Santo Antônio. Que todos se sintam agradecidos, porque esta festa foi construída com muitas mãos e muitos corações. E agora nos resta esperar a 145ª Festa do nosso Padroeiro”, finalizou, pedindo uma bela salva de palmas a todos os colaboradores dos festejos.
Logo depois, foram apresentados os festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em junho de 2023. São eles: Adair Angelo Tusset e Lucia Lavandoski Tusset, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin, Marcelo Galvani e Sandra Andreia Galvani, Renê Rizzardo e Nair Massoco Rizzardo, Samuel Soares e Daiane Dallé Soares, Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra
Visitas de Santo Antônio
O tradicional calendário de visitas de Santo Antônio foi mantido e ganhou a passagem da imagem também pelas escolas, num total de 35 carreatas, com as celebrações da Eucaristia e momentos de oração nas comunidades, nas paróquias de Bento, entidades, na Penitenciária e também no Santuário de Caravaggio. Além disso, foram outras 15 escolas das diversas redes de ensino visitadas, num total de 50 visitas.
Jornada com Santo Antônio
A motivação para a visita às escolas, além de levar a imagem e a devoção do Padroeiro, foi a divulgação da Jornada com Santo Antônio, um game de perguntas e respostas desenvolvido pela Paróquia para as crianças, adolescentes e jovens. Desde o mês de abril, foram três fases com perguntas e respostas sobre a vida e milagres de Santo Antônio, além da história de Santo Antônio em Bento Gonçalves. Já foram aproximadamente 7 mil acessos diretos, o que gerou o engajamento de mais de 20 mil pessoas. A terceira fase segue até o dia 30 de junho. Depois, as três escolas melhores posicionadas no ranking serão premiadas, bem como os 144 alunos que mais tiverem pontuado.
Tradicionais pãezinhos de Santo Antônio
Um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 6,5 mil pãezinhos que foram abençoados em cada noite da Trezena, além de 40 mil pãezinhos nas celebrações do Dia Festivo, abençoados às 06h30min pelo pároco, padre Volmir Comparin. Além disso, foram entregues nas visitas, aos pacientes do Hospital Tacchini e aos encarcerados da Penitenciária.
Trabalhos escolares e exposição
Estudantes das diversas redes de ensino de Bento Gonçalves colocaram seus dons e sua criatividade a serviço da devoção e cultura de Santo Antônio, nos meses de preparação à Festa. De 31 de maio a 10 de junho, os mais de 500 trabalhos de 19 escolas estiveram expostos para visitação no Salão Paroquial Santo Antônio. Além disso, a equipe de festeiros também desenvolveu capelinhas com a imagem do Padroeiro de pano para visitar as escolas, bem como uma sacolinha com o santo em crochê e um material didático, que passou pelas escolas de educação infantil do município. Nos meses de março e abril, diversas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I participaram de visitas guiadas ao Santuário Santo Antônio, numa parceria da Paróquia com as secretarias de Educação e Turismo.
Desfiles no Bento em Vindima
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, a comissão de festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio também participou dos desfiles do Bento em Vindima, nos meses de fevereiro e março. A atividade também colaborou com a integração dos festeiros com a comunidade e a divulgação dos festejos de Santo Antônio.
Retorno do Quadro histórico de 1877
O quadro histórico que deu início aos festejos de Santo Antônio em Bento Gonçalves retornou, nesta semana, ao acervo da Paróquia. Às vésperas da 144ª festa, a mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a moldura que foi trazida da Itália pelo padre Giovanni Menegotto em 1877 foi entregue pela família Lorenzini ao pároco, padre Volmir Comparin.
Ação entre Amigos da 144ª Festa de Santo Antônio
Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios: 1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2021/2022; 2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2022; 3º Prêmio: Persiana, tapete e rolo de papel de parede + poltrona e puff; 4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos + conjunto de mesa e quatro cadeiras em alumínio polido e 5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo + poltrona.
Na data de 13 de agosto acontecerá o sorteio da Ação entre Amigos, por meio de extração pela Loteria Federal e no dia 27 de agosto será feita a entrega dos prêmios. As cartelas podem ser adquiridas em frente ao Santuário Santo Antônio, na Secretaria Paroquial, com os casais festeiros, na Expobento e Fenavinho e também no Supermercado Caitá.
Mais informações sobre a Festa de Santo Antônio
A equipe de festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio é composta pelos casais: Adriane de Assis e Adilson Boch, Claudete Nichetti Gnoatto e Délcio Gnoatto, Carla R. Da Ré Trivelin e José A. Trivelin, Eliana Ruiz Petroli e Moisés Petroli, Márcia Menegotto Rachele e Valério Antônio Rachele e Mônica Bandeira Bianchi e Cleiton Bianchi. Os festeiros jovens são Camille Turatto Spolt e Alexandro Zorzi, Fernanda Luzzi e Ezequiel Candido, Letícia Arsego e Diogo Dameda Portalupi.
Já a Equipe Paroquial Santo Antônio é composta pelo pároco, padre Volmir Comparin, pelos vigários paroquiais, padres João Roberto Masiero e Luís Carlos Conci, pelas Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro. Também compõe a equipe o seminarista Gabriel Guilherme Frigo, que está realizando seu estágio pastoral na Paróquia.
Fonte: RUAH Comunicação / Foto: Divulgação / Neimar De Cesero