Uma excelente notícia anti desperdício que também faz bem para a bolso é saber que existem alimentos e bebidas que não precisam de data de validade. O segredo também está na conservação. Alguns precisam ir ao freezer, outros apenas bem tampados em recipientes herméticos. Neste mundo cada vez mais ecológico, vale a pena conhecer os 11 alimentos que não tem data de validade.

1. Mel
É verdade que com o tempo, o mel pode mudar de cor e cristalizar-se. Entretanto ele poderá ser consumido sem problema. Seu tempo é indeterminado.
Dica: se o mel cristalizou, aqueça -o numa panela de água quente e mexa até os cristais se dissolverem. Atenção. Neste processo, o mel deverá estar num pote de vidro.

2. Arroz
Garanta a qualidade do seu arroz por um tempo ilimitado, guardando-o num recipiente bem fechado para que o ar não penetre. Isso vale para o arroz branco, selvagem, arbório, jasmine e basmati. Exceto o arroz integral que tem tempo limitado, pois contem mais gordura e pode ficar rançoso.

3. Vinagre Branco
Além de ser usado em molhos de saladas e marinadas, ele também tem sua utilidade na limpeza doméstica. Por isso se estiver em promoção, garanta o seu. Ele tem tempo indeterminado.

4. Extrato de Baunilha
Se preferir, faça seu extrato de baunilha em casa. Ele é feito a base de álcool e fava de baunilha, o que garante seu tempo de validade. Não é o mesmo caso do aroma de baunilha (que é simplesmente uma imitação do sabor). Por isso pense duas vezes entre o aroma e o extrato. Receita do extrato: Clique aqui!

5. Sal
O sal conserva a mesma qualidade durante anos. Além de ser usado na cozinha, também ajuda a retirar manchas de sangue e vinho nas roupas.

6. Amido de milho
Outro ingrediente que sem prazo de validade é o amido de milho (maizena). Conserve-o num recipiente bem fechado, num ambiente que tenha temperatura amena. Isso garante seu tempo indeterminado.

7. Açúcar
Guarde-o num recipiente bem fechado, para protegê-lo da invasão de bichinhos e também da umidade. O açúcar nunca vai estragar pois seu ambiente não é próprio para o crescimento bacteriano. O mais difícil é conservar o açúcar sem que ele vire uma pedra.

8. Bebidas alcoólicas fortes
Não existe mais desculpas para terminar as garrafas de vodka, cachaça, vinho do porto ou outras bebidas alcoólicas fortes. Pode ser que ela perca um pouco seu amora, mas pode ser consumida sem problemas. Guarde-as sempre em lugares escuros e frios.

9. Feijão Cru
Outro alimento classificado com prazo indeterminado, é o nosso feijão cru. A única diferença que podemos sentir depois de um ano de conservador, é que ele demora mais para ser amolecido na hora do cozimento. Mas saiba que seu valor nutricional permanece inalterado.

10. Café solúvel
Para prolongar o uso do café solúvel, deixe guardado sempre no freezer. Não importa se já foi aberto ou se ainda está fechado.

11. Xarope de bordo
É o mesmo caso do café solúvel. Simplesmente coloque-o no congelador. Ele estará sempre bom e pronto a ser servido em suas panquecas.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here