Imagem: Aldeia Sesc Caxias 2022/Crédito Gean Merib e Deplay Produtora

Caxias do Sul ficará agitada com a 10ª edição do festival cultural Aldeia Sesc, que ocorre de 04 a 12 de novembro. Com atividades para todas as idades, a programação pode ser conferida completa abaixo, no site www.sesc-rs.com.br/aldeia-sesc-caxias ou nas redes sociais do Sesc Caxias do Sul.

Essa edição conta com mais de 100 atividades, todas gratuitas, como arte urbana com grafitti, shows, passeio cultural guiado, apresentações de teatro, dança e circo, bate-papos, oficinas, exposições e muito mais. As agendas acontecerão em diversos pontos da cidade.

Serão dois finais de semana com ações para a comunidade. O primeiro (04 e 05/11) terá uma programação descentralizada onde a Aldeia Sesc irá até cinco locais periféricos da cidade (Bairro São Vicente, Fluência Casa Hip Hop no bairro Santa Fé, Projeto Semente Conquista no Bairro Santa Corona, Vielas Espaço Cultural no Bairro Beltrão de Queiróz e Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra no Bairro Mariani) levando oficinas, apresentações e troca de saberes. Nesse mesmo final de semana, ocorre o Passeio Cultural Guiado com visita a locais que representam as brasilidades de Caxias do Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a intervenção artística de grafitti, com curadoria do Studio Flop no muro ao lado do Sesc, na Rua Ernesto Alves.

O segundo final de semana (11 e 12/11), está sendo chamado de “Espaço do Encontro” onde ocorrerão diversas atividades e encontros inéditos, na Praça das Feiras em São Pelegrino a partir das 12h. No sábado (11/11), as atrações principais ficam em torno do espetáculo “Lá vem Maria’s”, criado especialmente para a Aldeia, com direção de Zica Stockmans e participação de grupos femininos da cidade de diversos segmentos. A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, vem da Capital e desembarca em Caxias para apresentar o teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”, uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella.

Outro grande destaque é o concerto cênico musical “Uma Aldeia, Um Universo” com a Orquestra Municipal de Sopros, a Cia. Municipal de Dança e o Coro Municipal, tendo como solistas Tonho Crocco e Camila Kerr. Além disso, o show Brasilidade Nordestina promete fazer a Aldeia se tornar uma festa de São João com Forró Fino, Grupo Zingado e Moreno Morais. O encerramento da noite é em homenagem aos “50 anos da Cultura Hip Hop”, com o grupo Da Guedes e participação especial de Rafa Rafuagi, Chiquinho Divilas, DJ Hood, a nova geração de MC’s da cidade, Fluência Casa Hip Hop e Live Paint com Studio Flop.

No domingo (12/11), o Grito de Carnaval com o Bloco da Ovelha e Beto e suas Máquinas, abre os trabalhos. Em seguida, é a vez de um concerto inédito denominado “Brasilidade Sertaneja”, com a Banda Marcial Cristõvão de Mendoza, tendo como solistas Dani Leal, Duo Patroas, Tai Kalmon e Tati Freitas. Durante a tarde, terá a segunda edição do espetáculo “Tambores da nossa Aldeia”, com 5 grupos percussivos da cidade e a regência da primeira mulher a mestrar a bateria de uma escola de samba no Brasil, a gaúcha Alexsandra Amaral. Em seguida, a cultura do estado será homenageada com o show “Brasilidade Latina Sul-Riograndense”, em um encontro entre Yangos, RAPjador, Lucio Yanel, Tatiele Bueno e Gilney Bertussi. O samba também faz parte da programação com a apresentação do grupo Samba Show, com participação especial da paulista Noemy Santos. O encerramento será no clima de carnaval com o show “Tem festa na Aldeia” da Banda da Saldanha, de Porto Alegre.

Paralela a essa programação musical, o festival ainda oferecerá atividades em escolas, teatros, centro culturais e praças. No último final de semana também terá um palco voltado a dança e outro ao circo e teatro. O Circo Minimal, da Cia Gente Falante, de Porto Alegre, se apresenta no local, onde artistas circenses também farão intervenções. O espaço Ocaylê contará com maquiagens artísticas e tranças brasileiras, o Ônibus das Artes da Fundação Marcopolo terá caricaturas e leitura e a arte urbana estará em destaque com a criação de painéis em grafitti ao vivo. Também haverá  espaço gastronômico e a Feira Criativa. Já a Tenda dos Saberes contará com bate-papos, oficinas, lançamento de projetos e troca de conhecimento literário.

Desde 2016, personalidades do município que contribuem para a disseminação da cultura são escolhidas como Guardiãs da Aldeia Sesc. Este ano, a lista é composta por: Alexandra Faccio “Teca”, Carlinhos Santos, Claudio Troian, Fabio Panone, Jean Batista Cleber Teixeira dos Santos “Mestre Churrasco”, Kiko Duarte e Sigrid Nora.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3209-8250 ou WhatsApp (54) 98407-0351. As próximas Aldeias Sesc acontecem em São Leopoldo, de 08 a 12 de novembro e Novo Hamburgo, de 16 a 19 de novembro. O evento passou este ano, ainda, por Santa Rosa e Passo Fundo. A temática em 2023 é “Brasilidades”, com o intuito de valorizar diferentes aspectos culturais do País com grupos locais, regionais e nacionais.

Sobre Aldeia Sesc – Aldeias Sesc são eventos realizados pelo Sesc/RS com uma programação diversificada de diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com essa ação, promove-se o intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade em geral em prol da arte. No Rio Grande do Sul, ocorrem Aldeias Sesc em Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Santa Rosa.

10ª Aldeia Sesc – Sesc Caxias do Sul
Data: 04 a 12/11 (sábado a domingo)
Programação completa: www.sesc-rs.com.br/aldeia-sesc-caxias