Para não errar, a organização de casamento ao ar livre precisa de cuidados que nem sempre lembramos! Confira essas dicas de como organizar uma festa perfeita!

Há algo especial em casamentos feitos no quintal de casa, na beleza de um jardim romântico ou naquela vista maravilhosa para o mar. Tudo ao ar livre, a céu aberto! Porém, se você pretende fazer um casamento ao ar livre, precisa pensar em alguns detalhes extras.

Talvez sejam itens sobre os quais você ainda não tenha refletido. Mas siga as dez dicas abaixo para garantir que seu dia seja inesquecível!

1. O lugar certo para um casamento ao ar livre
Quando imagina seu casamento, aonde ele seria? Numa praia? Numa montanha ou num vinhedo rústico? Quando visitar as suas opções favoritas é importante considerar os pontos negativos e os positivos. Pense: Os convidados podem chegar facilmente? Será que terá muito barulho ou vento (visite no horário que quer realizar o casamento pra ter o efeito completo)? Quanto será que eleva o custo no orçamento providenciar o transporte de tudo que precisa para a festa, como por exemplo os equipamentos e alimentos do buffet, itens de decoração ou banheiros portáteis?

2. Tenha um local de “backup”
Quando se fala em festa de casamento, todo cuidado é pouco! O ideal é estar preparada para qualquer situação. Por exemplo, em casamentos ao ar livre, corre-se o risco de no dia do casório o tempo estar nublado, acontecer de cair uma tempestade daquelas ou uma baita ventania. Se prepare para o pior mesmo esperando pelo melhor. A localização ideal do casamento ao ar livre deve vir com um plano B. Veja se o local possui uma sala coberta, para o caso de mal tempo ou eventos inesperados e, se precisar, alugue essa sala extra. Você também pode alugar uma tenda comum ou aquelas com lateral transparente dos lados.

3. Autorização
Dependendo do local é necessária uma autorização. Por exemplo, locais públicos como praças, praias, parques, demandam autorização da prefeitura local. Alguns locais podem exigir o pagamento de uma taxa e um certificado de seguro (por exemplo, um museu ou edifício histórico, que são bem comuns fora do Brasil) em caso de danos.

4. Transporte dos convidados
Se escolheu um local de difícil acesso ou seus convidados são de fora da cidade, o ideal é fazer a locação de um ônibus ou de vans para o local do casamento. Se não puder, não se esqueça de fornecer um mapa, já que ás vezes nem sempre o Waze acerta locais rurais.

5. Informe o traje para casamento ao ar livre
Locais ao ar livre nem sempre necessitam de traje social. Por isso, para não deixar nenhum convidado desconfortável com roupa ou sapatos (salto alto na areia não!) é importante indicar isso no convite. Coloque recomendações com base na localização, estilo e a temperatura do local.

6. Fotos e vídeo
Organize a cerimônia de uma forma que seu fotógrafo consiga capturar os grandes momentos da natureza, como o pôr do sol ou que o cinegrafista não tenha problemas com som em locais próximo ao mar.

7. Som
Ondas quebrando são lindas, mas podem atrapalhar a cerimônia! Utilize microfones de lapela para que os convidados consigam ouvir toda a cerimônia sem problemas. E verifique se sua banda ou DJ tem equipamentos certos para eventos ao ar livre!

8. Crie o ambiente perfeito
Normalmente casamentos ao ar livre precisam de uma boa estrutura para a iluminação, senão seus convidados ficarão no breu. Amarre fios de luzes em toda a pista de dança, pendure lanternas ou coloque iluminação específica nas árvores.

9. Buffet para casamento ao ar livre
Escolha um fornecedor de bebidas e comidas que tenha experiência em cozinhar e servir os hóspedes em ambientes ao ar livre. Há locais que têm estrutura pra isso; outros não tem nada. Depois de fechar o contrato, faça uma visita ao local com o fornecedor para garantir que tudo sairá perfeito. Assim se faltar algum equipamento ou outro item eles já providenciam!

10. Lembrancinhas
Agrade seus convidados com alguns extras e aproveite os produtos regionais para dar de lembrança, que normalmente são itens baratos e diferenciados. Ambientes ao ar livre ficam gelados durante a madrugada. Uma manta é ideal para esses momentos ou uma rasteira para ficarem a vontade caso o evento seja na praia! Seguindo estas dicas para a decoração de casamento ao ar livre e tenha mais chances de ser um sucesso!

Estamos torcendo por você!

Marco Luigi
Vale dos Vinhedos, s/nº 8º Distrito
Bento Gonçalves – RS
CEP – 95700-000
Administrativo: 54 2621 1100
Varejo: 54 2621 1111
Whatsapp: 54 99972 8532

Fonte: CaseemBento / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here