Foto: Divulgação/Crédito Bruno Zulian

A manhã de terça-feira, 10 de dezembro, foi o momento de celebrar a reabertura do Zoológico da Universidade de Caxias do Sul para a visitação pública. O espaço, que desde 2020, devido à pandemia, funcionava apenas com a assistência aos animais, passou por adequações para que a comunidade voltasse a visitá-lo. A iniciativa integra o Pró-Fauna Serra, programa de extensão universitária da UCS com ações dedicadas à educação ambiental e que incentiva o envolvimento da comunidade na preservação dos ecossistemas locais.

“Uma oportunidade de aprendizado”. Esta foi a reflexão do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, diante de seis turmas de alunos do CETEC, convidados a serem os primeiros visitantes. “Enquanto santuário ecológico, recebemos animais trazidos pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e outras entidades, resgatados de cativeiros ou vítimas de acidentes ou maus-tratos. Enquanto laboratório vivo, serve para todas as escolas e para a nossa Universidade”, explicou, lembrando que os animais que chegam feridos ao UCS Zoo passam por tratamento e, quando não for viável sua reinserção na natureza, permanecem morando no espaço.

Os primeiros visitantes foram 33 alunos das turmas dos 6º, 7º e 8º anos. Eles foram acompanhados pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária da UCS Ana Paula Lenz, 23 anos, Eduardo da Costa, 18, Raiane Emer, 22, e Sabrina Massoco, 21, que vão atuar como monitores durante as visitas escolares e nesta terça-feira deram sua primeira “aula” sobre os 88 animais de 47 espécies que estão nos recintos.

Uma das alunas que acompanhava atentamente as explicações era Antonella Silva de Oliveira, de 11 anos, estudante da 6ª série. Entre a curiosidade de ver os animais, sem perder a explicação dos monitores, Antonella mostrava-se feliz em saber do atendimento às espécies resgatadas. “Quero voltar, é bem legal, tem vários animais bem bonitos, eu gostei muito!”, empolgou-se.

O coordenador do Zoológico e professor do curso de Medicina Veterinária Leandro do Monte Ribas explica que as visitas feitas por escolas serão uma maneira de complementar o que os alunos aprendem em sala de aula. “Eles estudaram sobre o bugio com a explicação do professor. Aqui eles vão saber mais a respeito do comportamento desse animal”, exemplifica.

Pró-Fauna Serra 

Além da reabertura do UCS Zoo para a visitação pública, o programa de extensão Pró-Fauna Serra envolve outras ações. Serão realizadas atividades em parceria com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e o 5º Batalhão de Bombeiro Militar. A partir do programa, essas e outras atividades contínuas já executadas no UCS Zoo passam a ser institucionalizadas, com certificação aos participantes.

Como apoio para o custeio do zoológico foi criada a campanha Abrace Nosso Zoo. Por meio dela será possível realizar contribuições de qualquer valor. As doações podem ser feitas via QR Code e/ou chave PIX, disponíveis no site. A campanha também permite o apadrinhamento dos 28 recintos que abrigam os animais – duas empresas já confirmaram esse apoio, e terão suas marcas expostas junto aos recintos.

Visita ao ZOO

Toda comunidade é bem-vinda para visitar o UCS Zoo. As visitas são gratuitas e ocorrem aos sábados e domingos, das 13h às 18h, para o público em geral; e às terças e quintas-feiras, manhã e tarde, para escolas. Para qualquer tipo de visita é imprescindível realizar um agendamento prévio a partir desse link.