Os números são tão grandiosos quanto é ambicioso o projeto: a Cooperativa Vinícola Garibaldi está aplicando R$ 5.8 milhões na requalificação do seu Complexo Enoturístico. A proposta envolve, inicialmente, a revitalização física do espaço. A área atual dispões de 1,2 mil metros quadrados e passará a contar com 4 mil metros quadrados para oferecer uma experiência completa e exclusiva de enoturismo.

Arquiteta Vanja Hertcert

A estrutura terá novas salas de atendimento aos turistas e apreciação dos roteiros de degustação oferecidos pela casa. Áreas de convivência integrarão o espaço, tornando a permanência no Complexo mais acolhedora para o público e, também, agentes turísticos. O projeto tem a assinatura da arquiteta Vanja Hertcert.

Quem visitar as novas instalações – a partir do segundo semestre desse ano, quando o trabalho deve ser finalizado – encontrará um espaço planejado, em cada detalhe, para permitir uma verdadeira imersão cultural temática, a começar pela valorização da história de mais de 90 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Mostrando como passado, presente e futuro podem – e devem – coexistir com harmonia, o projeto está privilegiando o reaproveitamento de materiais históricos (como madeira de demolição e outros componentes), que surgirão em detalhes, mobiliário e decoração do espaço pós-reforma. “Esse é um cuidado que priorizamos: requalificar o Complexo Enoturístico sem descaracterizar os aspectos históricos do prédio e, consequentemente, preservando elementos simbólicos da história da Cooperativa”, explica Maiquel Vignatti, Gerente de Marketing e um dos gestores do projeto.

Somado às melhorias físicas, a Cooperativa Vinícola Garibaldi está trabalhando, também, em um conceito diferenciado de experiência turística para surpreender os visitantes. Os roteiros tradicionais – Uma história para Degustar, Desperte Seus Sentidos e Taça e Trufa – ganharão novas ambientação e proposta. Nesse contexto, uma das novidades é inclusão de experiências com recursos sensoriais durante a visitação. Outra, é o acréscimo de uma opção inédita de roteiro, que está sendo formatada para ser apresentada ao público no momento da reinauguração do Complexo. “A Cooperativa Vinícola Garibaldi fez um movimento muito consistente de qualificação de seus produtos, um trabalho que iniciou no campo, com os produtores associados, e resultou em reconhecimentos nacionais e internacionais, expressos por medalhas e outorgas conquistados pelos rótulos e, também, pela preferência do consumidor. Agora, seguimos a proposta de evolução com a requalificação do Complexo Enoturístico, permitindo oferecer ao público um ambiente, e experiências, realmente condizentes com o padrão dos espumantes, vinhos e sucos aqui elaborados”, explica Vignatti.

O projeto, como um todo, é um presente à comunidade local, aos enoturistas e aos entusiastas do mundo do vinho, que poderão contar inclusive com um winebar, diariamente aberto ao público. Além dos premiados espumantes e vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, o local oferecerá rótulos internacionais para quem desejar conhecer e degustar expoentes da produção vinícola mundial.

O processo de requalificação deve resultar, ainda, em novos postos de trabalho. Atualmente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi emprega 13 pessoas, fixas, no Complexo Enoturístico. A equipe ganha o reforço de temporários durante os momentos de alta temporada. No novo projeto, o total de colaboradores fixos passará a 20 profissionais (além dos extras, pontualmente contratados, sob demanda).

Com o projeto de requalificação do Complexo Enoturístico, a Cooperativa Vinícola Garibaldi espera aumentar ainda mais o ticket médio – que em 2021 ficou na casa dos R$ 104 por visitante.

Fonte: Exata Com / Foto: Divulgação